Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO8a - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde CO 1

26567 - A EXPERIÊNCIA DO PROJETO FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS COM O MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS (MMC) UTILIZANDO A AGROECOLOGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
ANTONIA SHEILA GOMES LIMA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ANDRÉ LUIZ DUTRA FENNER - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MISSIFANY SILVEIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, VIRGINIA CORRÊA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ


Período de Realização
dezembro de 2013 a agosto de 2015


Objeto da Experiência
A participação do MMC no Projeto de Formação de Lideranças para a Gestão Participativa da Política de Saúde das Populações do Campo, Floresta e Águas.


Objetivos
Garantir a essas populações participação na construção das políticas de saúde e protagonismo no debate sobre os impactos do modelo de produção agropecuário vigente sobre a saúde. O projeto de agricultura camponesa do MMC tem como premissa o compromisso com o ambiente, a saúde e a sustentabilidade.


Metodologia
A metodologia pedagógica do processo de formação foi a da educação popular, valorizando a formação coletiva a partir do conhecimento sobre as diferentes realidades locais/regionais, considerando o modo de vida das camponesas e suas atividades laborais como parte do processo formativo. Buscou-se desenvolver o pensamento crítico a partir do diálogo e do compartilhamento de saberes populares e tradicionais da cultura camponesa, como a agroecologia.


Resultados
Os cursos foram realizados em 20 estados, alcançando um total de 942 mulheres de diversos perfis (agricultoras, camponesas, ribeirinhas, quilombolas, indígenas), de vários níveis de idade (16 a 80 anos) e escolaridade. Os cursos proporcionaram às mulheres do MMC empoderamento e maior esclarecimento sobre os espaços de controle social.


Análise Crítica
A participação do MMC no Projeto contribuiu com uma crítica à sustentabilidade do modelo agropecuário vigente, discutindo seus impactos sobre o meio ambiente e a saúde da população. O MMC propõe um modelo alternativo de produção que busca construir novas práticas de cultivo e de preservação de sementes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e à saúde por meio da agroecologia e alimentação saudável.


Conclusões e/ou Recomendações
Para além da crítica ao modelo produtivo vigente, essa experiência contribui para o debate e o desenvolvimento de ações territoriais que proporcionam o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo nos ODS 1 – Erradicar a Pobreza; ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 3 – Saúde e Bem-estar; e ODS 5 – Igualdade de Gênero.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360