Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC18c - Segurança do paciente e uso de medicamentos

26165 - AVALIAÇÃO FARMACOECONÔMICA DE PRESCRIÇÕES PEDIÁTRICAS DE HIDROXIURÉIA PARA PACIENTES COM DOENÇA FALCIFORME NO HEMOCENTRO DE BELO HORIZONTE
FERNANDA ALICE TANIMOTO DUQUE - FUNDAÇÃO HEMOMINAS - HEMOCENTRO DE BELO HORIZONTE, JOSIANE MOREIRA DA COSTA - FUNDAÇÃO FELUMA - FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS


Apresentação/Introdução
Apesar do risco de toxicidade hematológica e potencial carcinogênico, a hidroxiuréia constituiu um dos principais avanços no tratamento da anemia falciforme. Recomenda-se na administração em crianças, diluição da cápsula em 10 ml de água, sendo que muitas vezes os cuidadores necessitam descartar uma parte do medicamento. Isso pode gerar dificuldades no manejo e administração desse medicamento.


Objetivos
Avaliar as vantagens farmacoeconômicas de aquisição de apresentações menores de hidroxiuréia para os pacientes pediátricos com doença falciforme.


Metodologia
Por um período de 02 meses, analisaram-se as prescrições pediátricas do medicamento hidroxiuréia, de pacientes de 0 a 5 anos com doença falciforme acompanhados no Hemocentro de Belo Horizonte. A partir dos dados coletados das prescrições, e realização de entrevistas com os pais ou responsáveis sobre as técnicas de diluição, realizou-se análise estatística com o intuito de identificar, em miligramas, e em valor financeiro, a quantidade descartada de medicamento por paciente/mês, considerando-se que no Brasil só estão disponíveis cápsulas com 500 mg.


Resultados
No período em estudo, foram analisadas prescrições de 35 pacientes, sendo identificado descarte de medicamentos por 19 deles. A idade média dos pacientes foi de 2,6 anos, sendo a dose mínima diária prescrita de 125mg, e a máxima de 450mg, com uma dose média de 283mg por dia. Levando-se em consideração o preço máximo de venda ao governo, foi identificado um valor descartado por mês de 271,88 reais, já baseando o valor do medicamento no preço máximo ao consumidor foram descartados 543,75 reais, o que é equivalente á 3.262,56 e 6.525 reais ao ano, respectivamente. Além disso, identificou-se administração incorreta do medicamento para 01 paciente.


Conclusões/Considerações
Ao considerar o custo do desperdício da hidroxiuréia, o impacto do descarte, e os riscos da administração incorreta desse medicamento, recomenda-se a padronização no mercado brasileiro de formulações com menor apresentação, como as de 200, 300, e 400mg, disponíveis no mercado internacional ou o desenvolvimento de apresentações mais apropriadas para pediatria.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360