29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC18c - Segurança do paciente e uso de medicamentos |
25295 - ATUAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA APAE-MARABÁ (PA) ERIC RENATO LIMA FIGUEIREDO - SAÚDE COLETIVA - UNIFESSPA, ELIANA LIMA FERREIRA - SAÚDE COLETIVA - UNIFESSPA, LEILIANE DOS SANTOS DA CONCEIÇÃO - SAÚDE COLETIVA - UNIFESSPA, PATRÍCIA TROVO GARCIA - APAE-MARABÁ, SILVANA SOUSA MARQUES - APAE-MARABÁ, MARIA DO SOCORRO CAVALCANTE - APAE-MARABÁ, JEFERSON SANTOS ARAÚJO - IESB - UNIFESSPA, LETÍCIA DIAS LIMA JEDLICKA - IESB - UNIFESSPA, PRISCILA DA SILVA CASTRO - IESB - UNIFESSPA, ALINE COUTINHO CAVALCANTI - IESB - UNIFESSPA
Período de Realização As ações educativas foram realizadas no mês de outubro de 2017.
Objeto da Experiência O uso racional de medicamentos foi promovido a alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marabá-PA e a seus pais e cuidadores.
Objetivos Promover o uso racional de medicamentos, envolvendo alunos do curso de Saúde Coletiva da Unifesspa, através de informações sobre automedicação, adesão ao tratamento, reações adversas, interações medicamentosas, intoxicação, armazenamento e descarte.
Metodologia A demanda de informações para aos alunos foi levantada antes da exposição dialogada e abordou: adesão ao tratamento, importância da prescrição médica e efeitos colaterais. A ação voltada aos pais seguiu o calendário de reuniões e a demanda, abordando-se os temas: adesão ao tratamento; necessidade de prescrição; identificação e prevenção de efeitos colaterais como resfriados e acúmulo de secreção pulmonar pelas crianças, o que inviabiliza o tratamento fisioterápico e prejudica sua evolução.
Resultados Os alunos da APAE possuem diversos graus de deficiência intelectual e física, além de alunos com dificuldade de comunicação. Foi possível destacar sua participação com perguntas como: “Eu posso parar de tomar um remédio que me dá sono?”. Os pais e cuidadores tiveram uma participação ativa, solucionando dúvidas sobre prescrição médica, armazenamento e efeitos colaterais dos medicamentos, além de expressarem satisfação quanto à realização de eventos sobre o uso de medicamentos.
Análise Crítica A promoção do uso racional de medicamentos é estratégia para manutenção da saúde pública, visto que interfere na qualidade de vida da população. Os alunos da APAE e seus cuidadores puderam ter contato com informações que contribuirão para uma melhor relação com o uso de medicamentos. A participação dos alunos de Saúde Coletiva destaca a atuação desses futuros profissionais na educação em saúde, que servirá como fonte de informações para as demandas encontradas nos serviços de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações As ações educativas são meio eficiente para a promoção do uso racional de medicamentos. Por ser um tema abrangente, a etapa de levantamento de demandas quanto a informações específicas do tema, considerando as diferenças entre os públicos-alvo, é essencial para o sucesso da educação em saúde. As ações foram bem aceitas e a qualidade das informações promoveu o conhecimento sobre o uso racional de medicamentos aos alunos da APE e seus cuidadores.
|