29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC18c - Segurança do paciente e uso de medicamentos |
24488 - USO DE MEDICAMENTOS E FATORES ASSOCIADOS EM ADULTOS DE RIO BRANCO, ACRE LUANA CHRISTINA ESTEVES DAS NEVES - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, RIO BRANCO, ACRE- BRASIL., THATIANA LAMEIRA MACIEL AMARAL - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO DESPORTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, RIO BRANCO, ACRE, BRASIL., GINA TORRES REGO MONTEIRO - ENSP/FIOCRUZ, MAURÍCIO TEIXEIRA LEITE DE VASCONCELLOS - ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS, FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, RIO DE JANEIRO, BRASIL., EMMERSON CORRÊA BRASIL DA COSTA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, RIO BRANCO, ACRE- BRASIL.
Apresentação/Introdução O uso de medicamentos tem aumentado em consonância com a transição demográfica e epidemiológica, marcada pelo envelhecimento populacional e aumento das doenças crônicas, maior acesso aos serviços de saúde e o crescente avanço das indústrias farmacêuticas.
Objetivos Analisar o uso de medicamentos e os fatores associados em adultos de 18 a 59 anos.
Metodologia Trata-se de um estudo transversal de base populacional, na zona rural e urbana na cidade de Rio Branco, no período de abril a setembro de 2014. Para seleção dos participantes utilizaram-se procedimentos de amostragem por conglomerados em dois estágios. A análise dos dados foi realizada utilizando o Complex samples do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS v.20.0), nas análises de diferença de grupos utilizou-se o Qui-quadrado de Pearson. A Razão de prevalência foi estimada com respectivo intervalo de confiança de 95% e as associações foram estimadas por meio da regressão de Poisson, mediante modelagem hierárquica. Nível de significância α = 0,05.
Resultados A prevalência no uso de medicamentos detectada nesse estudo foi de 29,4%. Após análise ajustada, o uso de medicamentos foi associado as variáveis idade (50 a 59 anos RP:2,41; IC95%:2,34-2,49), sexo (RP:1,26; IC95%:1,23-1,28), escolaridade (RP=1,13; IC95%:1,10-1,15), e autoavaliação de saúde (ruim e muito ruim RP:1,52; IC95%:1,48-1,56). As morbidades foram incluídas no nível proximal estando associadas as doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, insônia, depressão, número de queixas de saúde e utilização do serviços de saúde.
Conclusões/Considerações Compreender os fatores associados ao uso de medicamentos em uma sociedade favorece a realização de ações nos serviços de saúde relacionados à melhor utilização e aquisição de medicamentos.
|

|