Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC18b - Uso apropriado de medicamentos e acesso a medicamentos

26521 - POLIFARMACIA: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO NOS IDOSOS
SÂMIA GOMES - FSP-USP, YEDA APARECIDA DE OLIVEIRA DUARTE - FSP-USP


Apresentação/Introdução
A polifarmácia pode ser definida como o consumo de 5 ou mais medicamentos por dia. Os idosos são o grupo de maior prevalência para este hábito dado o número acumulativo de doenças crônicas e degenerativas identificadas neste grupo populacional. Além disso, este consumo acrescido pode estar associado a outras questões como renda, escolaridade, acesso.


Objetivos
Identificar os fatores associados a presença de polifarmácia no idosos no município de São Paulo através de um estudo de base populacional (SABE-FSP/USP)


Metodologia
Estudo transversal de base populacional (2010), no município São Paulo. Pertence ao estudo SABE- FSP-USP. A amostra foi composta de idosos que totalizam 1345 indivíduos. A polifarmácia foi considerada como variável dependente e fatores relacionados a doenças, características sócio-economicas, foram tratados como variáveis independentes. Como variável de controle, foram considerados faixas etárias e sexo. Realizou-se análise das frequências e bivariada, com nível de significância 5%. O método de analise aplicado foi o modelo de regressão logística. O projeto em 2010 foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa, FSP-USP, aprovado em 5 de março de 2010 (protocolo de pesquisa nº 2044).


Resultados
: 47,3% dos idosos entrevistados consomem 5 ou mais medicamentos, dentre estes, 71,9% são do sexo feminino. As variáveis que foram associadas ao alto consumo de medicamentos são indivíduos que tem diagnóstico de depressão (OR4,11); possuem dor articular (OR 3,43); são cardiopatas (OR3,78); DPOC (OR6,32); HAS (OR10,34). São idosos que possuem renda considerada suficiente (OR0,40); não se consideram saudáveis (OR2,83); possuem pelo menos 1 automóvel (OR 3,64). São, em sua maioria do sexo masculino (OR 2,97). A variável idade mostrou 70-79anos, um OR 43,71 e 80 ou mais OR 22,05.


Conclusões/Considerações
Os idosos apresentam uma prevalência quando considerado o alto consumo medicamentoso. O numero de agravos crônicos mostrou que interferem no aumento medicamentoso que aumenta ao longo da idade. Doenças como cardiopatia, DM e HAS são relatadas como presentes na polifarmácia em idosos. A renda foi um fator importante, evidenciando que quem possui renda considerada suficiente ou bens como automóvel, consomem mais medicamentos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360