Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC18b - Uso apropriado de medicamentos e acesso a medicamentos

26449 - PREVALÊNCIA MEDICAMENTOSA EM IDOSOS CONSTIPADOS- ESTUDO SABE
SÂMIA GOMES - FSP-USP, YEDA APARECIDA DE OLIVEIRA DUARTE - FSP-USP, SÂMIA GOMES - FSP-USP, YEDA APARECIDA DE OLIVEIRA DUARTE - FSP-USP


Apresentação/Introdução
A constipação intestinal é um problema crônico que atinge cerca de 20% da população mundial, sendo mais prevalente em idosos. Uma das causas frequentes é o consumo medicamentoso, principalmente porque os idosos consomem diferentes medicamentos, para tratamento de agravos crônicos e degenerativos que afetam a estrutura fisiológica do sistema gastrointestinal.


Objetivos
Verificar a prevalência de constipação associado ao consumo medicamentoso, em idosos residentes no Município de São Paulo, participantes do Estudo SABE.


Metodologia
Estudo transversal de base populacional no município São Paulo. Pertence ao Estudo SABE– Saúde, Bem-estar e Envelhecimento. A amostra foi composta de idosos, entrevistados em 2010, totalizando 1345 indivíduos que é uma amostra representative da população. O método de análise foi o modelo de regressão logística, com nível de significância de 5%, tendo como variável dependente a constipação intestinal (presença/ausencia), como variáveis independentes o consumo medicamentoso, sexo e idade (categorizada por faixa etária). O projeto em 2010 foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa, da FSP/USP tendo sido aprovado em 5 de março de 2010 (protocolo de pesquisa nº 2044).


Resultados
90,76% dos idosos consomem 1 ou mais medicamentos. Os resultados que apresentam significância estatística (IC95% e P<0,05), foram: os idosos com 60-69 anos apresentaram maior associação de CI com antidepressivos (OR:3,20); anti-histamínico (OR:4,36); laxante (OR:4,75); 70-79, a associação foi com opióides (OR:5,83); laxantes (OR:4,08). Para idosos com 80 anos ou mais as medicações mais associadas ao quadro de CI, foram: antidepressivos (OR:2,97); anti-parkinsoniano (OR:4,88); opióide (OR:7,34); laxante (OR:6,17). O sexo masculino foi prevalente para antidepressivo (OR:2,40); anti-histamínico(OR:2,23); AAS(OR:2,17); laxante (OR:5,87). Já, para o sexo feminino, diuréticos teve OR:1,49.


Conclusões/Considerações
Idosos de 60-69 anos tiveram associação com CI e antidepressivos e anti-histamínicos; 70-79 anos, a associação com opióides foi alta, e intensificou com o idade; 80 anos ou mais, os anti-parkinsoniano foram prevalentes. Os laxantes, aumentam a associação conforme aumento etária. O sexo feminino foi mais associado ao consumo de laxantes; já o sexo masculino, teve maior prevalência para anti-depressivos, anti-histamínicos, AAS e laxantes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360