28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC18b - Uso apropriado de medicamentos e acesso a medicamentos |
23916 - PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: PERSPECTIVAS SOBRE AS RESPONSABILIDADES DA GESTÃO MUNICIPAL ELIS ROBERTA MONTEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, JOSIMARI TELINO DE LACERDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Apresentação/Introdução A Política Nacional de Medicamentos incumbiu aos gestores do SUS a responsabilidade de promover o do Uso Racional de Medicamentos (URM). Porém ao analisarmos os documentos e a literatura disponíveis sobre as definições dessas atribuições, evidenciou-se que nenhum deles traz sistematicamente quais ações que devem ser implementadas pela gestão municipal com essa finalidade.
Objetivos Identificar e sistematizar as responsabilidades da gestão municipal necessárias à Promoção do URM.
Metodologia Foram realizadas buscas por normativas e publicações relacionadas ao URM no site Saúde Legis do Ministério da Saúde, Pubmed, Medline, Lilacs, Scielo e Portal de teses e dissertações da CAPES. O referencial teórico foi apresentado e discutido com um grupo de interessados, composto por parceiros internos de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva. Após, foram realizadas oficinas de consenso com um grupo de especialistas, formado por dez participantes oriundos de universidades, da atuação clínica e da gestão municipal. A partir das etapas citadas foi possível a construção de um entendimento mais amplo sobre as responsabilidades da gestão municipal na Promoção do URM.
Resultados As ações a serem implementadas pela gestão municipal para promover o URM foram classificadas em quatro categorias. A categoria educacional envolve as práticas centradas no provimento de informação sobre a utilização de medicamentos. A categoria estrutural trata das ações que garantem recursos humanos e meios físicos que contribuem com o URM. A categoria gerencial refere-se à instituição de instâncias de decisão e controle a fim de auxiliar no planejamento e na execução das atividades. E na categoria Operacionalização da assistência farmacêutica estão as ações centradas no cumprimento das etapas da assistência farmacêutica que visam garantir o acesso oportuno e promover o URM.
Conclusões/Considerações A partir da análise realizada foi possível compreender a importância da atuação da gestão municipal na promoção do URM. O gestor por meio das suas atribuições pode oferecer o suporte à realização das ações necessárias a esse fim, permitindo que elas sejam executadas de forma coordenada, simultaneamente em diversos pontos do processo de utilização de medicamentos, ampliando o escopo de atuação e a possibilidade de sucesso das intervenções.
|