Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC18b - Uso apropriado de medicamentos e acesso a medicamentos

22861 - APLICAÇÃO DO PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO PARA AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO DE PRIMEIRA LINHA DO CÂNCER DE MAMA METASTÁTICO HER-2 HIPEREXPRESSO
PAULA MEDEIROS DO VALLE - IMS/UERJ, CID MANSO DE MELLO VIANNA - IMS/UERJ, GABRIELA GONZALEZ BITTENCOURT MOSEGUI - ISC/UFF, MAGDA CONCEIÇÃO GOMES FALCÃO LEAL - HUPE/UERJ, FABIANO SALDANHA GOMES DE OLIVERA - IMS/UERJ


Apresentação/Introdução
A análise de decisão multicritério fornece a possibilidade de avaliar diversos critérios e variar seu peso, diferindo dos modelos econômicos, de forma a contribuir para uma avaliação mais ampla sobre a tomada de decisões em saúde. A escolha do tratamento do câncer de mama metastático HER-2 hiperexpresso é complexa, uma vez que a doença está associada a uma curta sobrevida global, em média.




Objetivos
O objetivo principal deste estudo foi avaliar o tratamento de primeira linha do câncer de mama metastático HER-2 hiperexpresso, do sistema de saúde brasileiro, utilizando análise de decisão multicritério.


Metodologia
Utilizou-se o processo analítico hierárquico para avaliar a resposta a questionário online, de 35 profissionais que trabalham no atendimento a pacientes com câncer de mama metastático HER2 hiperexpresso. Comparou-se a relevância de 6 critérios predefinidos, que foram sobrevida global, resposta ao tratamento, eventos adversos, qualidade de vida, custo-efetividade e impacto orçamentário. Além disso, também foram comparados o desempenho das tecnologias em cada critério, que foram a) pertuzumabe em combinação com trastuzumabe e docetaxel;b) trastuzumabe em combinação com docetaxel; c) outra tecnologia informada pelo profissional. Razão de consistência e análise de sensibilidade foram realizadas.


Resultados
O esquema terapêutico considerado mais apropriado pelo modelo foi pertuzumabe em combinação com trastuzumabe e docetaxel. Os critérios mais sensíveis do modelo foram eventos adversos, custo-efetividade e impacto orçamentário, o que sugere que a classificação final das tecnologias tenha uma relação estreita com o fato de profissionais da assistência terem respondido o questionário.


Conclusões/Considerações
A utilização do processo hierárquico analítico mostrou ser uma ferramenta efetiva para o campo de avaliação da tecnologia da saúde. Definir o tratamento de uma doença incurável associada a um curto período de sobrevivência relativo e com opções de tratamento de custos elevados consiste em uma tomada de decisão complexa. O MCDA forneceu a possibilidade de variar o peso dos critérios e considerar critérios de difícil mensuração por outros métodos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360