Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC18a - Gestão da Assistência farmacêutica

27702 - FARMÁCIA HOSPITALAR: PRÁTICAS DE GESTÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO NO NORDESTE BRASILEIRO
MARIA LUDIMILA ARRUDA - ISGH, LUILMA ALBUQUERQUE GURGEL - UECE, CYBELLE FAÇANHA BARRETO MEDEIROS LINARD - UECE


Apresentação/Introdução
As farmácias hospitalares são desafiadas com a execução de uma boa gestão administrativa dos processos de trabalho em relação ao planejamento, aquisição, recebimento, armazenamento, distribuição e dispensação de insumos e a realização de uma boa gestão assistencial com a participação dos farmacêuticos clínicos em grupos multiprofissionais, discutindo plano terapêuticos e promovendo ações de farmácia clínica.


Objetivos
Descrever as experiências exitosas na assistência farmacêutica hospitalar por gestores farmacêuticos de um hospital público localizado no interior do Nordeste Brasileiro.




Metodologia
Estudo de abordagem qualitativa, realizado de outubro a dezembro de 2017, em um hospital público localizado no interior do Nordeste brasileiro, participaram 03 gestores assistenciais, 03 gestores farmacêuticos e 07 auxiliares de farmácia, que tivessem no mínimo 01 ano de atuação exercendo a sua função. Realizada entrevistas com gestores assistenciais e farmacêuticos que foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo e uso do questionário com auxiliares de farmácia. Utilizou-se o termo de consentimento livre e esclarecido e a aprovação do estudo pelo o Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar pelo parecer no 2.144.855.


Resultados
A implantação e uso do plano medicamentoso deverá atender a necessidade dos usuários, e adequar-se ao perfil de atendimento do hospital. A existência na instituição da Comissão de Farmácia e Terapêutica tem por atividade a avaliação do plano medicamentoso, assim como, a análise da inclusão da padronização de algum item. O farmacêutico clínico na instituição é responsável por realizar análise das prescrições médicas, acompanhar a dispensação dos medicamentos, monitorar o controle de antibióticos, realizar a conciliação medicamentosa, participar do plano terapêutico, analisar as reações adversas a medicamentos e realizar orientações quanto ao uso de medicamentos durante a alta hospitalar.


Conclusões/Considerações
As instituições de saúde devem promover uma farmácia hospitalar com todos os seus processos de trabalho bem definidos e com uma equipe capacitada que possa gerenciar o seu estoque através de um sistema de software e a participação do farmacêutico clinico na assistência promovendo ações de segurança do paciente.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360