Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC18a - Gestão da Assistência farmacêutica

27649 - GESTÃO DA FARMÁCIA HOSPITALAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UM HOSPITAL PÚBLICO NO NORDESTE BRASILEIRO
MARIA LUDIMILA ARRUDA FROTA ROCHA - ISGH, LUILMA ALBUQUERQUE GURGEL - UECE, CYBELLE FAÇANHA BARRETO MEDEIROS LINARD - UECE


Apresentação/Introdução
As instituições de saúde, e suas unidades técnico-administrativas, dentre elas a farmácia hospitalar, são responsáveis por prestar assistência à saúde aos pacientes com qualidade e segurança, portanto para que possam desempenhar esse papel faz-se necessário que desenvolvam nos seus processos de trabalho práticas seguras para a assistência aos pacientes.


Objetivos
Descrever os pontos críticos da assistência farmacêutica hospitalar de um hospital público localizado no interior do Nordeste brasileiro.


Metodologia
Estudo de abordagem qualitativa, realizado de outubro a dezembro de 2017, em um hospital público localizado no interior do Nordeste brasileiro, participaram 03 gestores assistenciais, 03 gestores farmacêuticos e 07 auxiliares de farmácia, que tivessem no mínimo 01 ano de atuação exercendo a sua função. Realizada entrevistas com gestores assistenciais e farmacêuticos que foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo e uso do questionário com auxiliares de farmácia. Utilizou-se o termo de consentimento livre e esclarecido e a aprovação do estudo pelo o Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar pelo parecer no 2.144.855.


Resultados
Percebeu-se que não existe um fluxo de comunicação entre os farmacêuticos da Central de Abastecimento Farmacêutico e do farmacêutico clínico com a assistência durante a falta de insumos, dificultando a preparação da equipe para pensar em alternativas de tratamentos. Os problemas relacionados à logística hospitalar interna referiram-se à falta de matéria prima para a manipulação do produto em falta, atraso do fornecedor, falha de comunicação. Falta de rastreabilidade devido à falta de códigos de barras e quando há falhas no sistema do almoxarifado toda movimentação no sistema é feita manualmente os registros de entrada e saída ocasionando possível erro no controle de estoque.


Conclusões/Considerações
O presente estudo ressaltou a importância da implantação de um sistema informatizado em toda a logística hospitalar interna da instituição de saúde, melhorar a comunicação entre a equipe assistencial e a equipe da farmácia e a inclusão de um sistema de rastreabilidade via código de barras para facilitar o controle de estoque e o melhor gerenciamento de toda a logística hospitalar.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360