27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC18a - Gestão da Assistência farmacêutica |
26101 - ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN BÁRBARA CELLY BORGES CAPISTRANO - UFRN EMCM, ALINE DE OLIVEIRA CALDAS - UFRN EMCM
Período de Realização A experiência a ser descrita teve seu período de realização entre os dias 01/05/2016 e 20/12/2016.
Objeto da Experiência Elaboração de um instrumento para avaliação da qualidade da assistência farmacêutica prestada nas Unidades Básicas de Saúde do município de Caicó/RN.
Objetivos O presente trabalho objetiva a partir de conhecimentos técnico-científicos, avaliar a qualidade da assistência farmacêutica local, identificando suas vulnerabilidades para propor melhorias na logística de obtenção, organização e dispensação de medicamentos na Atenção Primária à Saúde.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo no formato relato de experiência acerca da elaboração de um instrumento de avaliação, tendo como base a Lei Orgânica da Saúde, a Política Nacional de Medicamentos e a resolução nº 338/2004 que aprovou a Política Nacional de Assistência Farmacêutica. O instrumento necessariamente deverá avaliar questões referentes à estrutura física das farmácias, armazenamento, atendimento à população, medicamentos disponíveis, coordenação da AF no município, entre outros.
Resultados Foi elaborado um instrumento de avaliação da qualidade dos serviços farmacêuticos, composto por duas partes e 43 questões objetivas, tendo sido aplicado na Secretaria Municipal de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural do município para coleta de informações e posterior avaliação dos dados obtidos. Em seguida será produzido um diagnóstico situacional para o desenvolvimento de ações específicas pela gestão municipal juntamente com os profissionais.
Análise Crítica A implementação de um modelo de assistência farmacêutica, pautado no atendimento de necessidades locais, é um dos importantes resultados alcançados com a Política Nacional de Medicamentos (1999). De acordo com essa política, os gestores do SUS devem atuar em parceria para o cumprimento das diretrizes fixadas, dentre elas, a reorientação da assistência farmacêutica, tendo em vista sua importância para efetivação da assistência à saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Manifestamos a relevância desse trabalho no sentido de gerar uma reflexão que permita compreender a importância da Assistência Farmacêutica na sua prática, no seu contexto e no cotidiano dos serviços de saúde do município de Caicó, entendendo que o cuidado deve ser integral e abranger todo o necessário para prevenir e curar as doenças, sendo os medicamentos ferramentas cruciais para efetivação desse princípio.
|