26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO18a - Uso Apropriado de Medicamentos |
28904 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS PELO CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS DA FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA (FAMETRO). NÍVIA TAVARES PESSOA - FAMETRO, JAQUELINE IRIA CACAU MOTA - FAMETRO, THAYNARA HOLANDA ALBUQUERQUE - FAMETRO, MARIA JOSIENE FARIAS CRUZ - FAMETRO, MARCIANE RODRIGUES DO NASCIMENTO TAVARES - FAMETRO, LEON LEVI PINHEIRO BRAGA - FAMETRO, IGOR ALVES PINTO DE ASSIS - FAMETRO, RAFAEL GOMES VIANA - FAMETRO, JOSÉ ELINARDO DOS SANTOS - FAMETRO, YARA ISLA FARIAS BANDEIRA - FAMETRO
Período de Realização A experiência foi realizada de outubro a novembro de 2017.
Objeto da Experiência Utilização do Teatro de Fantoches para orientação sobre o uso adequado de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.
Objetivos Sensibilizar a comunidade atendida por um Centro Comunitário localizado em Fortaleza-CE sobre o uso adequado de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. Incentivar a adoção de hábitos seguros no manejo (aquisição, utilização, manipulação e armazenagem) das plantas medicinais.
Metodologia Inicialmente foi feita uma roda de conversa com a comunidade para conhecimento das práticas relacionadas ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos. Em seguida, escolheu-se o teatro de fantoches como intervenção de educação em saúde. Foi elaborado um roteiro de dez minutos, que apresentava a história de uma família que se automedicava embasados no mito: “Se é natural não faz mal.” No final foram feitas perguntas sobre a peça para verificar a retenção de conhecimento pelo público.
Resultados Na roda de conversa observou-se o uso frequente de preparações caseiras como chás, xaropes, lambedores e garrafadas. Em relação às garrafadas destacou-se a escolha por produtos que tinham mais de dez plantas associadas e que não continham informações sobre a composição e validade. O teatro de fantoches teve boa aceitabilidade pelo público infantil e adulto e mostrou-se uma estratégia efetiva de educação em saúde.
Análise Crítica A intervenção educativa por meio do teatro de fantoches é uma estratégia que possibilita realizar um trabalho educativo de prevenção, motivado pela ludicidade, a qual é permeada por uma linguagem clara e acessível ao público em geral. Contudo, essa intervenção exige conhecimento e domínio das técnicas de manipulação de fantoches tais como o sincronismo entre movimento do boneco e fala do intérprete. Nessa experiência observou-se a necessidade de um roteiro mais curto e dinâmico.
Conclusões e/ou Recomendações Muitas concepções equivocadas sobre o uso de plantas medicinais fazem parte do imaginário da população. O uso de materiais didáticos lúdicos pode favorecer a transformação desta e de outras concepções contribuindo para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos. Recomendam-se mais estudos sobre essa temática no intuito de identificação de potencialidades e limitações do uso dessa tecnologia em diferentes contextos e públicos.
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