Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO18a - Uso Apropriado de Medicamentos

26009 - PREVALÊNCIA DE POLIFARMÁCIA EM IDOSOS DE UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO SUL DO MATO GROSSO
INGRID JORDANA RIBEIRO DOURADO - UFMT, FERNANDA ROCHA ANJOS DE OLIVEIRA - UFMT, GRAZIELE FERREIRA PINTO - UFMT, ALYNA ARAÚJO E MARCONDES - UFMT, DÉBORA APARECIDA SILVA SANTOS - UFMT, LETÍCIA SILVEIRA GOULART - UFMT


Apresentação/Introdução
Devido à vigência de comorbidades, frequentemente, os idosos realizam a polifarmácia. A utilização de vários fármacos, por prescrição ou automedicação, pode oferecer riscos quanto a possíveis interações medicamentosas. A população idosa também é mais suscetível a efeitos adversos devido a alterações orgânicas decorrentes do avanço da idade.


Objetivos
Determinar a prevalência de polifarmácia e o perfil de utilização de medicamentos em idosos de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) do sul de Mato Grosso.


Metodologia
Trata-se de um estudo quantitativo, prospectivo e transversal com 150 idosos. Os dados foram coletados através de visitas domiciliárias. Foi considerado polifarmácia o uso concomitante de cinco ou mais fármacos nos últimos sete dias anteriores à entrevista. Os dados foram analisados no programa Epi Info 7.2.1, e empregou-se o teste do Qui-quadrado ou exato de Fisher, quando mais apropriado, adotando-se um nível de significância de 95%.


Resultados
A prevalência do consumo de medicamentos na população estudada foi de 86,67%, sendo que 60% relatou praticar automedicação. A prevalência de polifarmácia entre os idosos foi de 25,33% (n= 38), sendo que o número máximo de medicamentos utilizados foi nove, e média de uso de medicamentos de 2,95. A análise estatística evidenciou uma diferença na prevalência de polifarmácia em relação ao sexo (p=0,049), estar acamado no último mês (p= 0,022) e ter uma doença diagnosticada (p=0,042). Os fármacos mais consumidos foram do aparelho cardiovascular (45,27%), do aparelho digestivo/metabolismo (14%) e sistema músculo-esquelético (13,38%).


Conclusões/Considerações
A população estudada apresentou elevada prevalência de polifarmácia, É relevante a capacitação da equipe de saúde em relação as prescrições e atendimento ao idoso, para que a utilização dessa prática seja avaliada, verificando a sua necessidade e a adequando, para que assim a terapêutica medicamentosa seja eficaz.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360