26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO18a - Uso Apropriado de Medicamentos |
23179 - DIALOGANDO SOBRE A UTILIZAÇÃO CORRETA DE MEDICAMENTOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ANA CAROLINA AYAMI YOSHIOKA FRAZÃO - UEPA, MARCOS JOSÉ RISUENHO BRITO SILVA - UEPA, GIOVANA KARINA LIMA ROLIM - UEPA, LUCAS FERREIRA MARTINS - UEPA, CAMILA LEÃO DO CARMO - UEPA, THAYANE MICHELLE CRAVO DO NASCIMENTO - UEPA, ADRIANY DA SILVA PEREIRA - UEPA, BRUNA RENATA FARIAS DOS SANTOS - UEPA, INGRID PINHEIRO PANTOJA - UEPA, JACKLINE LEITE DE OLIVEIRA - UEPA
Período de Realização No âmbito das aulas práticas da unidade temática Enfermagem Comunitária II, no 2º semestre de 2017.
Objeto da Experiência Usuários de uma Estratégia Saúde da Família em um bairro da periferia de Belém-PA, na sala de espera para triagem.
Objetivos Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na sensibilização de usuários de uma ESF, por meio da educação em saúde, promovendo a utilização e armazenamento corretos de medicamentos, assim como o descarte nos locais adequados dos que estão fora da validade e fora de uso.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, retratando uma ação de educação em saúde, numa ESF, em um bairro na periferia de Belém. O processo de elaboração da ação consistiu na construção de uma tecnologia educativa, que continha cinco formas de promoção do uso correto de medicamentos. A partir da tecnologia, houve a roda de conversa entre os usuários e os acadêmicos, para troca de informações e experiências, e orientação dos usuários.
Resultados A ação transcorreu da própria tecnologia construída, abordando a automedicação, a importância da leitura da bula e de seguir a prescrição médica, e o armazenamento e horário corretos. Os usuários relataram uso inadequado de medicamentos e seus efeitos adversos e suas dúvidas sobre o tema. Fazer ações educativas na comunidade, produz diversos resultados positivos, potencializado pela tecnologia, pois o usuário a leva para sua residência e dissemina essas informações para familiares e amigos.
Análise Crítica A relevância da ação é devida a necessidade de o(a) enfermeiro(a) sempre orientar os usuários sobre o uso adequado de medicamentos e averiguar se o mesmo está ocorrendo, e se o usuário está seguindo a prescrição médica corretamente. Isto é válido, pois o(a) enfermeiro(a) não deve se eximir de também orientar o usuário acerca dessa questão, apesar do ato da prescrição de medicamentos ser competência médica.
Conclusões e/ou Recomendações O enfermeiro deve estar atento às questões mais relevantes em uma comunidade e trabalha-las na promoção a saúde, promovendo a educação continuada e estimular os usuários pela busca do conhecimento, tirando dúvidas e evitando erros como a automedicação. O presente trabalho colabora para a concepção da ESF como espaço de transmissão de saberes em saúde e do enfermeiro como protagonista, mas havendo integração do médico e farmacêutico, como equipe.
|