Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO18a - Uso Apropriado de Medicamentos

22503 - ADESÃO DE PACIENTES AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE FRANCO DA ROCHA (SP)
ROBERTA CREVELÁRIO DE MELO - INSTITUTO DE SAÚDE, BRUNA CAROLINA DE ARAÚJO - INSTITUTO DE SAÚDE, JOSÉ ALEXANDRE BUSO WEILLER - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FRANCO DA ROCHA, JOSÉ RUBEN DE ALCÂNTARA BONFIM - INSTITUTO DE SAÚDE, TEREZA SETSUKO TOMA - INSTITUTO DE SAÚDE


Período de Realização
A experiência foi iniciada em outubro de 2017 e finalizada em janeiro de 2018.


Objeto da Experiência
Conhecer a adesão de pacientes aos tratamentos farmacológicos da UBS de maior abrangência do município de Franco da Rocha.


Objetivos
Analisar a possibilidade de uso de instrumentos de avaliação de adesão a tratamentos farmacológicos por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em uma Unidade Básica de Saúde.


Metodologia
Os questionários adaptados de BMQ (Beliefs about Medications) e BMQ 2 (Brief Medication Questionnaire) foram aplicados a usuários da UBS, por ACS orientados. O BMQ avalia a percepção e a necessidade do paciente quanto ao uso de medicamentos para sua saúde. E o BMQ 2, o uso de medicamentos pelo usuário, sua confiança no tratamento e sua memória em seguir as recomendações do prescritor. O escore de medição total vai de 6 a 33. Os resultados foram discutidos com os ACS e gestores da unidade.


Resultados
O instrumento BMQ foi aplicado a 88 pacientes. A média de pontuação foi 23,5 (considerada alta), ou seja, os usuários da UBS não têm compreensão se os medicamentos são necessários para a manutenção de sua saúde.
Foram aplicados 76 questionários de BMQ 2, em que 35,5% dos pacientes mostraram barreiras de crenças e 96,1% barreiras de recordação, ou seja, mais da metade (55,3%) dos usuários apresentou, em potência, problemas que impediam a adesão ao tratamento proposto.


Análise Crítica
Os resultados foram apresentados aos ACS e gestores da UBS, que apontaram a utilidade do BMQ 2, pois ajuda a sistematizar a coleta de informações. Eles sugeriram alterações para permitir sua aplicação rotineira. Produziu-se nova versão desse questionário, seguido de outra aplicação. Os resultados da aplicação do instrumento modificado não divergiram do teste anterior, assinalando a possível utilização. Os profissionais aceitaram o questionário adaptado para ser integrado ao processo de trabalho.


Conclusões e/ou Recomendações
Com os dados levantados sobre adesão ao tratamento farmacológico e sugestões de ACS e suas chefias, verificaram-se as seguintes necessidades: elaborar modelos de estratégias para adesão farmacológica no município a fim de nortear os serviços de saúde; desenvolver troca de saberes entre os profissionais de saúde a respeito de tratamentos e estratégias de adesão aplicadas em seu território; expandir o questionário a todas as UBS do município.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360