Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC11c - Justiça social, equidade e Acesso à saúde de populações especificas

28585 - "ESTRANHOS À NOSSA PORTA"¹: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS IMIGRANTES E SUA RELAÇÃO COM A EQUIDADE E ACESSO DESTA POPULAÇÃO AO SUS.
APARECIDA TATIANE ALMEIDA CARNEIRO - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO, ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO, ERICA PINTO CAMPOS - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO, ALINE ALMEIDA MARTINS - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO, MARIANA LUZIA ARON - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO, AMANDA GOMES PEREIRA - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO, JOELMA PINHO DANTAS - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO


Apresentação/Introdução
Comumente os países tem assumido frente aos imigrantes um posicionamento rígido, intolerante e indiferente validade através das políticas públicas, importantes instrumentos na atualidade do racismo institucional.


Objetivos
Identificar as representações sociais presentes na oferta de cuidado / serviço direcionadas aos imigrantes na região central.



Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa em saúde, que utilizou como instrumentos questionários e entrevistas semi-estruturas com o intuito de compreender as representações dos imigrantes implícitas na oferta de serviços e cuidados pelos equipamentos disponíveis no território da região central do município de São Paulo. Utilizamos gráficos e a análise de discursos por níveis de análise para compreensão dos dados obtidos. A pesquisa contou com 126 participantes, dentre estes 15 pós-graduandos, 54 graduandos de diversos cursos da área da saúde, 34 profissionais dos diferentes equipamentos disponíveis no território central e 23 imigrantes que circulam pelo mesmo território.


Resultados
Durante o estudou percebemos haverem algumas lacunas na formação dos profissionais de saúde, que influencia diretamente na oferta de uma assistência de saúde incompatível com as demandas dos imigrantes. O acesso dos imigrantes encontra-se perpassado por inúmeros fatores como: despreparo dos profissionais e dos serviços de saúde, demora no atendimento, choques culturais e exposição a situações de preconceito.


Conclusões/Considerações
O fato de estarem expostos aos inúmeros tipos de vulnerabilidade no país caracterizam-se como grupo que demando maior efetividade das ações de equidade. Embora o Brasil apresente-se como um país acolhedor, preconiza uma segregação velada validade pelo racismo institucional, implícito nas políticas públicas, que ao invés de proteger os imigrantes, deixa-os a margem da sociedade, não inseridos socialmente, largados a própria sorte.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360