Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC11c - Justiça social, equidade e Acesso à saúde de populações especificas

28391 - A CONSTRUÇÃO DO DÍALOGO ENTRE O DIREITO A SAÚDE E O DIREITO A EDUCAÇÃO EM DUAS UNIDADES PRISIONAIS DA BAHIA.
MARIA CONSTANTINA CAPUTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, DAVID RAMOS DA SILVA RIOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Período de Realização
A atividade foi realizada entre os meses de fevereiro e abril de 2018


Objeto da Experiência
O processo de construção do espaço de dialogo entre saúde e educação na busca pela melhoria da qualidade de vida de indivíduos sob tutela do Estado.


Objetivos
Analisar a experiência inovadora do “Programa Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”, realizado pela UFBA, na construção de espaços de dialogo entre diferentes áreas do saber, como a saúde e a educação, na garantia dos direitos sociais.


Metodologia
Utilizou-se a pesquisa-ação como metodologia de trabalho. Foi realizado um conjunto de oficinas em duas unidades prisionais do Estado da Bahia, por discentes de 08 diferentes cursos de graduação voltadas ao estimulo do reconhecimento dos direitos sociais, pelos sujeitos sob tutela do Estado. Ademais, desenvolveu-se um conjunto de ações preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio, de modo que os indivíduos pudessem garantir o seu direito a Educação e conseqüentemente ao da Saúde.



Resultados
Observou-se ao longo do desenvolvimento da referida atividade de extensão, uma importante relação entre atores ligados a educação, saúde, direitos humanos e sociais. Os indivíduos sob a tutela do Estado passaram a reconhecer os seus direitos sociais, bem como a importância da Educação como fator de transformação das condições de vida e saúde. Os discentes envolvidos relataram o desenvolvimento de capacidades como o trabalho em grupo, a escuta qualificado e o planejamento intersetorial de ações.


Análise Crítica
Populações tradicionalmente excluídas como a carcerária requerem uma atenção maior em diferentes aspectos. Situações complexas como é o caso da garantia de direitos sociais para estes indivíduos necessita do envolvimento de diferentes atores sociais, imbuídos na melhoria das condições de vida e no processo de transformação de projetos individuais marcados por iniquidades.A Educação é elemento importante na garantia do Direito à Saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
A relação entre educação e saúde é fundamental na garantia de uma gama de direitos sociais. A universidade possui um importante papel na construção de espaços que favoreçam a troca de informações entre diferentes áreas do saber. A garantia do direito a saúde, requer a garantia de outros direitos sociais, ainda mais quando se trata de populações tradicionalmente excluídas, e marcadas pelas inequidades sociais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360