Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC11c - Justiça social, equidade e Acesso à saúde de populações especificas

28226 - RECONHECIMENTO E SAÚDE, NO ACAMPAMENTO EMILIANO ZAPATA, NO MUNICÍPIO DE SOUSA/PB
LUYMARA PEREIRA BEZERRA DE ALMEIDA - UFRGS, ELIZIANE NICOLODI FRANCESCATO RUIZ - UFRGS, TATIANA ENGEL GERHARDT - UFRGS


Apresentação/Introdução
A luta pela redistribuição justa das propriedades rurais tende a reunir diversos indivíduos em situações de vulnerabilidade na busca por melhorias de vida. Ao instalarem-se os acampamentos de sem-terra, espera-se que, logo, sejam reconhecidos seus direitos sobre a terra, na premissa de utilizá-la como bem social na produção de alimentos para subsistência e efetivação da autonomia destes povos.


Objetivos
Por isso, busca-se compreender a relação de reconhecimento das famílias residentes no Acampamento Emiliano Zapata, no município de Sousa/PB, na promoção e manutenção da saúde destas.


Metodologia
A pesquisa apresenta caráter qualitativo, baseando-se no método etnográfico, por meio da observação participante para compreender as relações de reconhecimento que se desenvolvem no acampamento, em que residem 110 famílias. Com base nas dimensões de reconhecimento do filósofo Axel Honneth (do afeto, do direito e da solidariedade) analisou-se imagens do acervo da pesquisadora.


Resultados
Percebeu-se que as esferas de afeto e solidariedade são contempladas nas relações entre os próprios moradores do local, em que se nota o cuidado com o outro no ambiente familiar e do acampamento. Já na dimensão dos direitos é que se encontram os maiores desrespeitos, pois a vulnerabilidade vista no dia-a-dia das famílias é notável. Os acampados não possuem moradias adequadas, saneamento básico, água potável e renda fixa, o que agrava a qualidade de vida e saúde desta população.


Conclusões/Considerações
A pesquisa manifesta o desrespeito desta comunidade por parte dos órgãos federais, estaduais e municipais. Apesar do contexto de vulnerabilidade, de violação de direitos e de estigma social pela população dos arredores do acampamento, estes indivíduos conseguem se sobressair e seguir suas vidas mediante às relações construídas pelos próprios moradores, com o afeto e a solidariedade, no intuito de preservar e promover sua saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360