Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC11a - Direitos Humanos e Políticas Públicas

28203 - O RECONHECIMENTO DO DIREITO À SAÚDE PELO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E PELO DIREITO BRASILEIRO
JOANA INDJAIAN CRUZ - USP


Apresentação/Introdução
O processo de emergência do direito à saúde internacional e nacionalmente ocorreu no século XX com um debate sobre o significado do conceito de saúde. No Brasil, tal processo foi fruto de intensa participação do Movimento pela Reforma Sanitária. O reconhecimento da saúde como um direito implica em obrigações dos Estados para sua efetividade, para além da previsão em lei.


Objetivos
A pesquisa objetiva investigar no âmbito internacional e nacional os processos de evolução do conceito de saúde e do seu reconhecimento como direito, assim como as implicações desse reconhecimento para os Estados.


Metodologia
A pesquisa foi realizada por revisão bibliográfica sobre direitos humanos e direito à saúde e análise de documentos e legislação. Foram analisados: a Constituição da Organização Mundial de Saúde (OMS); a Declaração Universal dos Direitos Humanos; o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais; o Comentário Geral no. 14 do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas; o relatório da OMS sobre o papel das leis para o avanço do direito à saúde; a Constituição Federal; a Lei nº 8080/90; e o Relatório da 8ª Conferência Nacional de Saúde.


Resultados
A evolução do conceito de saúde internacional e nacionalmente envolveu um embate entre duas concepções de saúde: uma que considerava as denominadas determinantes e condicionantes de saúde e outra na qual a saúde era tida como a ausência de doenças. A primeira concepção prevaleceu, destacando-se a grande influência do Movimento pela Reforma Sanitária no âmbito nacional. A emergência do direito à saúde em tais moldes implicou em deveres para os três Poderes do Estado, para respeitá-lo, protegê-lo e implementá-lo com medidas além da mera assistência médica hospitalar, contemplando também ações e serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde.


Conclusões/Considerações
O reconhecimento do direito à saúde no Brasil superou as recomendações internacionais de oferta de seguros de saúde a preços acessíveis. Conquistou-se um sistema de saúde público, gratuito, de acesso universal e igualitário com assistência integral e ampla participação social. A previsão legal de tal direito não basta para sua efetividade, devendo haver comprometimento de todas as esferas de Poder do Estado e ampla participação social.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360