Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20o - Avaliação do acesso e regulação

27811 - AVALIAÇÃO DO ABSENTEÍSMO DE CONSULTAS E EXAMES REGULADOS
ÚRSULA BEATRIZ GALVÃO SIQUEIRA - UFPE, CLAUDIA DE LIMA RODRIGUES SOUZA - UFPE, BRENDA FERNANDA GUEDES - UFPE, IVALDO DANTAS FRANÇA - UFPE, CARLOS RENATO DOS SANTOS - UFPE, RONALD PEREIRA CAVALCANTI - UFPE


Apresentação/Introdução
A regulação assistencial é uma função do sistema de saúde destacado por seu papel de ordenamento da rede de serviços e de gerenciamento do fluxo do usuário para o acesso aos serviços. O absenteísmo (falta do usuário) de consultas e exames é um problema mundial, que afeta serviços públicos e privados, repercute em aumento de fila de espera, perda de recursos financeiros e piora da saúde.


Objetivos
Identificar e descrever os principais procedimentos com maior absenteísmo em consultas e exames regulados.


Metodologia
Foi realizado um estudo quantitativo no município de Caruaru-PE, no período de 2015-2016. Entre os agendamentos, excluíram-se 137.864 e foram analisados 108.468, distribuídos em 30 tipos de consultas e 80 tipos de exames. Descreveram-se as 5 consultas e 5 exames com maior absenteísmo e suas respectivas características. Uma análise de proporção de perdas em todos os 110 procedimentos foi avaliada, criando-se um ranking decrescente de proporções de perda.


Resultados
Os procedimentos são demandados por 92 estabelecimentos e executados por 23 estabelecimentos, com taxa de proporção de absenteísmo por estabelecimento executor variando de nenhuma falta a até 73%, indicando grandes disparidades. As maiores taxas de absenteísmo em consultas ocorreram em reumatologia com 138 faltas (44%), odontologia em pacientes especiais 60 (41%), otorrinolaringologia 1.390 (40%), dentística 98 (38%), cirurgia geral 247 (15%) e nos exames foram ultrassonografia obstétrica 8 (44%), Holter 40 (40%), colonoscopia 114 (33%), espirografia com determinação do volume residual 12 (32%) e ultrassonografia pélvica 86 (27%).


Conclusões/Considerações
Ao identificar-se grande variedade e altas taxas de absenteísmos, revela-se uma margem de aumento de oferta de consultas e exames no município, promovendo uma redução de custos e de filas de espera.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360