29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20o - Avaliação do acesso e regulação |
27608 - AVALIAÇÃO DO FLUXOGRAMA DESCRITOR EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA – JOÃO PESSOA – PARAIBA CLEANE TOSCANO SOUTO BEZERRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, RAPHAEL E.D. REGINATO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, JULIANA OLIVEIRA DE ALCANTARA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, ALDRIN PINHEIRO BELARMINO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, ANDERSON MEDEIROS DE LIMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE, CAROLINA PEPPE MACEDO TOSCANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPE
Período de Realização As ações descritas no presente Relato de Experiência se desenvolveram de julho a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Fluxograma descritor na Unidade de Saúde da Família Verdes Mares, no bairro Mangabeira VIII, em João Pessoa
Objetivos Conhecer a forma de organização do trabalho na USF, seus setores e fluxograma, compreender as ferramentas analisadoras do processo de trabalho e registrar fatores facilitadores e dificultadores na atenção em saúde.
Metodologia Grupo de Estudantes do segundo Período do Curso de Medicina do UNIPE foi locado em USF de João Pessoa para desenvolver atividades correspondentes a práticas da Unidade Curricular “Atenção primária em Saúde da Comunidade II”. Foram observados o processo de trabalho e o fluxo dos usuários, acompanhados de discussão com os profissionais das USF e professor. Foi elaborado e entregue um Fluxograma Descritor para cada Unidade e apresentado aos professores em Sala de Aula.
Resultados O fluxograma, uma vez exposto na USF, facilitou a compreensão dos usuários sobre os passos a serem dados naquelas Unidades, além de que possibilitou reflexão das equipes sobre sua organização, pontos positivos e negativos apresentados no atendimento à população. Pontos positivos destacados foram a interdisciplinaridade e o acolhimento do usuário e como pontos negativos, a demora de resultados de exames de laboratório e do atendimento em outros níveis da rede de atenção.
Análise Crítica O Fluxograma Descritor se mostrou uma ferramenta potente para perceber os problemas existentes no serviço de saúde, a partir de um olhar sobre os processos de trabalho. Os problemas, indicados pelo fluxograma, são um ponto de partida importante para planejar os serviços e questões antes não percebidas pelos trabalhadores, se mostraram como importantes questões a serem enfrentadas.
Conclusões e/ou Recomendações O Fluxograma Descritor constituiu-se prática importante para a USF, uma vez que subsidiou seu planejamento e para os alunos, que adquiriram particularidades do processo de trabalho na Atenção Primária em Saúde. Para um atendimento integral e com resolutividade são necessários qualificar o processo de encaminhamento ao nível especializado, prover a Unidade do setor de coleta de exames e ampliar as Unidades de Laboratório.
|