29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20o - Avaliação do acesso e regulação |
27234 - A PARTICIPAÇÃO DA DIRETORIA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE EM UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO HIANE SANTOS DE JESUS - DIRETORIA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DO SALVADOR.
Período de Realização Iniciou-se em 04 de abril de 2017 e está em curso. Previsão de encerramento em março de 2018.
Objeto da Experiência A participação da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA) na construção do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2018-2021 de Salvador/BA.
Objetivos Descrever a participação da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação na construção do PMS 2018-2021 de Salvador/BA, abril/2017 – março/2018.
Metodologia Esse processo foi disparado no Grupo de Trabalho de Planejamento e Avaliação, composto por representantes das diretorias, coordenadorias e Fundo Municipal de Saúde, sendo dividido em cincos momentos: revisão documental e definição da metodologia de elaboração do PMS; construção da Análise da Situação de Saúde; formulação dos Módulos Operacionais do PMS; elaboração da proposta de monitoramento e avaliação do PMS e finalização do PMS. A sociedade civil soteropolitana participou desse processo.
Resultados A revisão documental e a análise da situação de saúde referentes à rede de saúde municipal foram realizadas dentro da DRCA com apoio de todas as coordenadorias. Na formulação dos Módulos Operacionais do PMS, a DRCA foi estimulada a diagnosticar seus problemas e sugerir soluções, tornando esse processo mais participativo e envolvendo todos os atores. Para apoiar nesse processo, representantes dessa Diretoria participaram do Curso de Atualização de Planejamento para Sistema Municipal de Saúde.
Análise Crítica A construção de um plano de forma democrática exige um amadurecimento político dos atores envolvidos, no sentido de entender que se trata da aposta em um projeto voltado a atingir resultados que não dependem apenas dos compromissos assumidos. Nesse sentido, o envolvimento de todos propiciou uma aproximação dos técnicos da DRCA com a temática do planejamento, desmitificando-o e favorecendo a participação ativa de todos em outros momentos, como o da construção da Programação Anual em Saúde (PAS).
Conclusões e/ou Recomendações A Secretaria Municipal da Saúde do Salvador tem apostado no fortalecimento das ações de planejamento e gestão em sua estrutura administrativa através da instrumentalização de seus colaboradores. Essa iniciativa tem contribuído para desmitificar o planejamento, tornando-o ação relevante da prática cotidiana no âmbito da DRCA, que se refletiu numa postura mais ativa dos técnicos nos espaços de planejamento, a exemplo da construção da PAS 2018.
|