Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20o - Avaliação do acesso e regulação

26693 - LONGITUDINALIDADE DO CUIDADO: FONTE REGULAR DE CUIDADOS E AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO INTERPESSOAL COM O PROFISSIONAL MÉDICO
BÁRBARA RADIGONDA - UEL, LUIZ CORDONI JUNIOR - UEL, REGINA KAZUE TANNO DE SOUZA - UEL, WLADITHE ORGAN DE CARVALHO - UEL, ANA MARIA RIGO SILVA - UEL, MAIRA SAYURI SAKAY BORTOLETTO - UEL


Apresentação/Introdução
Estudos tem identificado que a existência de um médico de referência na população é capaz de melhorar o acesso aos serviços de saúde e a qualidade da atenção. No Brasil, a atenção básica busca fortalecer a longitudinalidade por meio do processo da vinculação de pessoas/famílias e grupos a profissionais/equipes, entretanto a prevalência do médico de referência ainda é baixa.


Objetivos
O objetivo do estudo foi verificar a fonte regular de cuidados utilizada por adultos para o acompanhamento da saúde e avaliar a relação interpessoal entre o médico e o indivíduo.


Metodologia
Pesquisa avaliativa com dados do baseline de um estudo de base populacional VIGICARDIO realizado com adultos (40 anos ou mais) residentes na área urbana do município de Cambé - PR. Os indivíduos foram entrevistados no domicílio por meio de instrumento composto por questões da versão brasileira do PCATooL para usuários adultos. A análise da longitudinalidade foi baseada em uma matriz de indicadores e se iniciou com a identificação do profissional médico que acompanha a saúde do indivíduo, seguida por questões sobre a relação interpessoal. Foram calculados os escores dos indicadores e o índice composto da dimensão e os resultados foram julgados de acordo com o valor obtido.


Resultados
Ter vínculo com um médico e considerá-lo referência para o acompanhamento da saúde, foi citado por 55,2% dos entrevistados, sendo o médico da UBS o mais referido. A maioria dos indicadores de relação interpessoal apresentou resultados satisfatórios ou excelentes. No critério comunicação interpessoal o indicador “telefonar e falar com o médico” foi o pior indicador. Já no critério referente ao conhecimento médico sobre o indivíduo observou-se que o indicador “médico sabe a respeito de problemas em obter ou pagar por medicamentos que precisa” foi o que apresentou pior desempenho quando comparado aos demais do critério.


Conclusões/Considerações
A pesquisa revelou vínculo entre a população e o médico, no entanto se verificou fragilidades que apontam para necessidade de estratégias que aprimorem a obtenção de uma fonte regular de cuidado e a longitudinalidade da atenção.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360