Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20o - Avaliação do acesso e regulação

25076 - DESENVOLVIMENTO DO QUESTIONÁRIO QUALITB DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS AMBULATORIAIS DO SUS DE NÍVEL SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO QUE ATENDEM TUBERCULOSE
ANA MAROSO ALVES - FMUSP -DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, CAROLINA SIMONE SOUZA ADANIA - FMUSP -DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, ANA PAULA LOCH - FMUSP -DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, MARCELA SOARES SILVEIRA LIMA - FMUSP -DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, ALINE APARECIDA MONROE - EERPUSP, GABRIEL DE JESUS LIMA - FMUSP -DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, SUMIRE SAKABE - CRT DST/AIDS-SES-SP, LIVIA MARIA LOPES - EERPUSP, JOSELITA MARIA MAGALHÃES CARACIOLO - CRT DST/AIDS- SES/SP, ANA CRISTINA ARANTES NASSER - FMUSP -DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, FERNANDA DOCKHORN COSTA JOHANSEN - PNCT - MS, LAEDI ALVES RODRIGUES DOS SANTOS - PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE - SES/SP, WANIA MARIA DO ESPÍRITO SANTO CARVALHO - FMUSP -DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, MARIA INES BATTISTELLA NEMES - FMUSP -DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA


Apresentação/Introdução
O Brasil permanece na lista da Organização Mundial de Saúde entre os 20 países com maior número absoluto de casos de TB e alta carga de coinfecção TB-HIV. Menos de 50% dos diagnosticados com coinfecção TB-HV iniciaram terapia antirretroviral em 2016 e 71% dos tratamentos foi encerrado com sucesso. Conhecer os serviços ambulatoriais de TB é um dos passos para fortalecer a resposta a estes problemas


Objetivos
Apresentar as etapas do desenvolvimento do Questionário QualiTB, de avaliação da qualidade dos serviços secundários e terciários do SUS que atendem tuberculose.


Metodologia
O questionário QualiTB baseia-se em um construto de indicadores de qualidade desenvolvido a partir de metodologias consagradas do campo da avaliação de serviços (técnica RAND modificada) e na experiência anterior da equipe de pesquisa com avaliação de serviços especializados em aids (Qualiaids) e da atenção básica (QualiAB). Os indicadores que compõem o questionário foram construídos combinando evidências, diretrizes programáticas e técnicas de consenso com a participação de "experts" e pacientes. O questionário piloto foi submetido a testes de aceitabilidade, factibilidade, e, após a aplicação, será submetido a testes de confiabilidade e validade de construto.


Resultados
A versão atual do questionário tem 107 questões, 9 descritivas dos serviços e 98 pontuadas em escala de 3 posições: padrão 0 (insuficiente), 1 (aceitável) e 2 (esperado). São exemplos de indicadores: avaliação da estratégia de adesão ao tratamento, incluindo o tratamento diretamente observado, forma de coleta do exame de escarro, tempo médio para agendamento de consulta médica de caso novo, entre outros. Os indicadores são agrupados em 3 dimensões: organização do processo de assistência, gerenciamento técnico do trabalho e disponibilidade de recursos. O desempenho dos serviços é expresso pela média geral e para as três dimensões avaliadas, através da pontuação do conjunto dos indicadores.


Conclusões/Considerações
Os serviços de saúde têm papel central na organização da resposta ao controle da TB. Em 2016 todos os 359 serviços que constavam do cadastro do Programa Nacional de Controle da TB (PNCT) foram convidados a participar da avaliação. Responderam o questionário 219 serviços (61,0%). Este universo será utilizado para descrever o perfil geral dos serviços e sua qualidade organizacional.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360