Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20o - Avaliação do acesso e regulação

24104 - PERFIL DAS SOLICITAÇÕES PARA A ESPECIALIDADE DE OFTALMOLOGIA, NO SISTEMA DE REGULAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO NO ANO DE 2017
JULIANA BRITO GONÇALVES - ENSP/FIOCRUZ, MARIA ANGÉLICA BORGES DOS SANTOS - FIOCRUZ, RAMON OLIVEIRA CARDOSO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE/RJ


Apresentação/Introdução
O município do Rio de Janeiro possui cobertura de 70% de APS e o acesso a consultas especializadas é regulado de forma descentralizada pelas próprias Unidades Básicas de Saúde. A fila tem aumentado a cada ano e as solicitações para consultas gerais em oftalmologia são as mais frequentes.


Objetivos
Descrever o perfil das solicitações realizadas, em 2017 para a especialidade de oftalmologia, em caráter ambulatorial, pelo SISREG.


Metodologia
Estudo seccional descritivo usando dados secundários de bases de dados registros administrativos do Sistema Nacional de Regulação. Foram estudadas solicitações de primeiro atendimento realizadas pelas unidades de APS para procedimentos na especialidade de oftalmologia no modulo ambulatorial do SISREG III no município do Rio de Janeiro entre janeiro e dezembro de 2017.


Resultados
Houve 213.893 solicitações para a especialidade, com consultas assim distribuídas: Oftalmologia Geral (53,5%), Cirurgia de Catarata (11,5%), Mapeamento de Retina (5,8%), Glaucoma (5,6%) Oftalmologia Pediátrica (4,1%), Retina Geral (3,3%) e outros procedimentos em oftalmologia (16,3%). Predominaram mulheres (63,1%), com 37% de raça preta ou parda. 70% das solicitações foram classificadas como risco azul (baixo), 13% risco verde (moderado), 14% com risco amarelo(alto) e 3,4% com risco vermelho (emergência). Quatro procedimentos de Oftalmologia figuravam entre os 10 com maiores filas- consultas em Oftalmologia geral, catarata, glaucoma e pediátrica.


Conclusões/Considerações
Os resultados apontam para a necessidade de investimento na área de oftalmologia, para garantia da continuidade do paciente na atenção primária. Apontam, ainda, a necessidade de planejamento para atender a demanda e organizar a oferta real necessária para a especialidade, assim como a criação de protocolos assistenciais basilares para a realização de solicitações e gestão de filas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360