29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20o - Avaliação do acesso e regulação |
21914 - A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA MELHORIA DO ACESSO NA REGULAÇÃO DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA DO MUNICÍPIO DE VITORIA/ES ANDRÉA BARBOSA ALVES - PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA, LUCIANA PAGANOTTE MEIRELES - PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA, REGINA CÉLIA DINIZ WERNER - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VITÓRIA/ES
Período de Realização Iniciou em 2016 nas unidades de saúde e serviços especializados e em curso nos serviços contratados.
Objeto da Experiência Implantação do processo regulatório para procedimentos especializados, da rede própria e contratados, no Sistema de Informação Rede Bem Estar.
Objetivos Prover o acesso equânime, integral e qualificado aos usuários, implementando melhorias nos processos de trabalho das equipes e promovendo regulação formativa, para reduzir o absenteísmo, organizar as filas de espera e fazer uso racional dos recursos financeiros empregados no interesse público.
Metodologia Elaboração de funcionalidade com as ações do processo regulatório interligando o acesso entre as equipes reguladoras e de profissionais da rede própria e contratada. O trabalho tem três fases: implantação nos serviços próprios (rede básica e especializada) e contratados e confirmação dos usuários por meio de aplicativo. Em cada fase são executadas ações de rotinas agrupadas permitindo agilidade no processo, treinamento em serviço e grupos de discussão nos colegiados gestores e conselhos locais.
Resultados Redução gradual do índice de absenteísmo e redução do tempo de espera de até 30 dias no agendamento das solicitações qualificadas como prioridade para exames de radioagnóstico e consultas nas especialidades de cardiologia, oftalmologia, neurologia e psiquiatria. Capacitação em serviço dos profissionais de nível superior e promoção de diálogos interdisciplinares para melhor qualificação dos pedidos e resolutividade da atenção básica, numa proposta de regulação formativa.
Análise Crítica A ferramenta virtual trouxe celeridade no acesso, na medida em que o usuário tem a solicitação inserida no ato do atendimento, não precisando entrar em outra fila ou buscar outra “porta” para ter seu pedido inserido. Permitiu que as equipes tivessem uma visão geral da evolução do pedido, intervindo a qualquer momento para qualificá-lo e a gestão agregou o monitoramento a outras atividades com mais segurança da informação e intervindo nos nós críticos durante o processo na redução do absenteísmo.
Conclusões e/ou Recomendações Os resultados apontaram elementos que precisam ser aprimorados, tais como: a co-responsabilização dos profissionais envolvidos no processo, para autonomia sanitária dos territórios, o investimento formativo para que a assistência seja mais resolutiva e o desafio de repensar a regulação em consonância com as linhas de cuidado de atenção integral, na lógica dos critérios e parâmetros do planejamento e da programação de ações e serviços de saúde.
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