Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20n - Avaliação e formação em saúde

26833 - ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA
TARCISIO OLIVEIRA SILVA - UEFS, SILVONE SANTA BARBARA DA SILVA SANTOS - UEFS


Apresentação/Introdução
A avaliação de Políticas Públicas de Saúde pautadas em vulnerabilidades e iniquidades sociais é desafiadora. Por tanto traçar estratégias para avaliação da implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi um desafio enfrentado por um projeto de pesquisa assumido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde – NUDES, da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia.


Objetivos
Apresentar as estratégias utilizadas na construção do plano de indicadores para avaliação da implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos municípios brasileiros.


Metodologia
Trata-se de um relato de pesquisa metodológica elaborado a partir das estratégias utilizadas na construção, revisão e validação de um plano de indicadores para avaliação da implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos municípios brasileiros. Como procedimentos metodológicos foram utilizados trabalhos em grupo, revisão da literatura, análise de relatórios ministeriais, construção de modelos lógicos de análise, e validação de conteúdo. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2014 a 2017.


Resultados
A construção inicial do plano de indicadores partiu de oficinas com docentes, discentes, estudiosos da área de saúde da população negra e membros dos movimentos sociais. Após foi realizada ampla revisão de literatura sobre a temática e sua relevância no contexto brasileiro. Em seguida, procurou-se compreender os conceitos que fundamentam a teoria que embasou a escolha dos indicadores e se as dimensões de análise eram pertinentes e representadas nos itens. Após definição dos indicadores, o plano foi submetido a análise de juízes para validação de conteúdo. De pose das análises dos juízes, realizou-se momentos de discussões com a equipe de pesquisa para elaboração da versão final.


Conclusões/Considerações
O plano de indicadores proposto além de permitir avaliar a implantação da Política, possibilita uma reflexão crítica sobre os serviços em saúde ofertados à população negra nos municípios brasileiros. Podendo assim ratificar a importância de ações específicas e direcionadas na tentativa da efetivação do princípio da equidade, uma vez que a população negra vive o reflexo histórico fruto da segregação e marginalização.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360