Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20n - Avaliação e formação em saúde

26739 - MECANISMOS ALTERNATIVOS DE FOMENTO AO ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE PÚBLICA ENTRE O MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) E INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO E PESQUISA (IFEP)
JULIANA FERNANDES KABAD - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, MARCELA ALVES ABREU - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, ANA CLÁUDIA FIGUEIRÓ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, ELIZABETH MOREIRA DOS SANTOS - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, ZULMIRA HARTZ - INSTITUTO HIGIENE E MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA/PORTUGAL, REGIANE DE SOUZA LIMA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, LUDIMILA OLIVEIRA DOS SANTOS - MINISTÉRIO DA SAÚDE, GLAZIELLE DE OLIVEIRA CRUZ GUIOTTI - MINISTÉRIO DA SAÚDE, SÉRGIO ALEXANDRE GAUDÊNCIO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ELIZABETH GOLEMBIOUSKI LOPES - MINISTÉRIO DA SAÚDE


Apresentação/Introdução
As cooperações técnicas (CT) consistem em mecanismo de suporte à produção de conhecimento por meio de transferência de recursos e responsabilidades do MS para IFEP’s e exige constante fortalecimento de processos de monitoramento e avaliação dos resultados dos projetos cooperados. Neste trabalho pretende-se caracterizar as CT´s do MS com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como um estudo de caso.


Objetivos
Caracterizar as cooperações técnicas do MS com a UFMG ao longo de 2009 a 2015 e compreender os fluxos e redes de organizações e atores construídas em torno desse mecanismo de investimento público.


Metodologia
A escolha do campo deu-se por ser a UFMG a instituição universitária que mais recebe recursos por meio de TED para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde pública. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, como um estudo de caso e métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para análise da gestão das CT’s entre MS e UFMG. Foram feitas revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas e análise de banco de dados das CT’s. A observação e análise de redes sócio técnicas, seus atores, interações, mediações e consequências, apoiou-se no referencial da Teoria do Ator-Rede aplicado ao campo da avaliação em saúde.


Resultados
Entre 2009 e 2015 foram firmados 201 cooperações do MS com a UFMG, sendo 12.37% do total de CT’s no período. Identificou-se a Faculdade de Medicina com principal lócus de investimentos, com destaque para a temática de Hemoderivados, seguido pelas temáticas de Educação e Formação em Saúde, relacionadas ao Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON). Observou-se que a gestão das CT’s na UFMG envolve ampla rede de atores (organizações, pessoas e sistemas de informação). As CT’s voltaram-se prioritariamente para o fortalecimento de núcleos de pesquisa existentes nas faculdades dos cursos da área da saúde.


Conclusões/Considerações
A UFMG figura dentre as instituições federais de grande mérito no MS perante os organismos de controle nacionais, no que tange a capacidade de accountability e qualidade técnica das ações prestadas, ainda que algumas limitações. Encontrou-se não somente de boas práticas de gestão, como de processos bem desenhados e instituídos de monitoramento e avaliação das cooperações técnicas.

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