29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20n - Avaliação e formação em saúde |
24594 - USOS E INFLUÊNCIAS DE UMA AVALIAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CONTRIBUIÇÃO DOLORES MARIA FRANCO DE ABREU - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ASTRID BROUSSELLE - VICTORIA UNIVERSITY, CANADÁ, ELIZABETH MOREIRA DOS SANTOS - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, GISELA CARDOSO - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ELIZABETH ARTMANN - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA-FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Apresentação/Introdução A utilidade é considerada um importante atributo para se verificar a qualidade de uma avaliação e tem sido cada vez mais uma preocupação dos avaliadores. Partindo de uma avaliação de desempenho do programa de tuberculose brasileiro, utilizou-se a Análise de Contribuição como abordagem para verificar seu uso e levantar hipóteses causais entre a avaliação e os resultados observados na intervenção.
Objetivos Verificar os usos de uma avaliação, contribuindo para a concepção e desenvolvimento de modelos de avaliação de desempenho buscando melhorar sua influência e utilidade.
Metodologia Estudo de casos imbricados, com coleta de dados realizada por análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observações diretas.
Utilizou-se a análise de contribuição (AC) como abordagem metodológica para a análise da influência da avaliação de desempenho, realizada em três municípios. A AC implica na construção de um modelo que apresenta o nexo causal da intervenção com os efeitos a longo prazo. Foi modelizada a teoria de mudança da avaliação de desempenho, seguindo os 6 passos estabelecidos por Mayne (2012). Esse modelo foi aplicado à cada caso, considerando seus diferentes contextos. Os casos foram analisados à luz da teoria da translação do conhecimento.
Resultados Nos modelos construídos verificou-se que a cadeia de resultados foi enfraquecendo à medida que os passos avançavam até o impacto. No caso A, apesar da intencionalidade dos tomadores de decisão em utilizar os achados da avaliação, a troca de gestores interrompeu o apoio à implementação das ações. No caso B, parece que os tomadores de decisão não deram o suporte necessário para as mudanças no programa, seja por desconhecimento da avaliação realizada, seja por atribuir uma importância parcial ao programa. No caso C, o enfraquecimento da cadeia de resultados ocorreu pela implementação parcial das atividades com consequente alcance insatisfatório dos efeitos esperados.
Conclusões/Considerações A análise de contribuição mostrou limitações para vincular a avaliação de desempenho e os resultados esperados, considerando o programa de controle de tuberculos como uma intervenção complexa. O processo avaliativo mobilizou e construiu alianças, mas a divulgação dos resultados não é suficiente para que a mudança ocorra. É necessário que se pense em mecanismos de aprendizagem organizacional para promover os usos das avaliações.
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