29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20n - Avaliação e formação em saúde |
23566 - VALIDAÇÃO DO MODELO LÓGICO OPERACIONAL DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM MINAS GERAIS SANTUZZA ARREGUY SILVA VITORINO - LABORATÓRIO DE SITUAÇÕES ENDÊMICAS REGIONAIS DA ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MARLY MARQUES DA CRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, DENISE CAVALCANTE DE BARROS - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Apresentação/Introdução Frente ao atual cenário demográfico e epidemiológico brasileiro, permanece como necessário o investimento de recursos e esforços na implantação e aprimoramento da Vigilância Alimentar e Nutricional. O envolvimento dos potenciais interessados na avaliação busca garantir que os resultados da pesquisa avaliativa sejam de fato úteis para melhoria dos serviços de saúde prestados à população.
Objetivos Descrever as etapas de desenvolvimento e os resultados do processo de validação do Modelo Lógico Operacional (MLO) da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) na Atenção Primária à Saúde (APS) em Minas Gerais.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa avaliativa envolvendo os níveis regional e local de gestão do SUS em Minas Gerais. Trata-se de um estudo de múltiplos casos e a amostra incluiu duas Superintendências Regionais de Saúde e seus respectivos municípios, envolvendo representantes de gestores, profissionais de saúde e usuários, em um total de até três pessoas por município. As oficinas foram realizadas com base na problematização e utilizaram-se métodos mistos para a elaboração do Modelo Lógico Operacional validado: análise da situação de saúde a partir de banco de dados secundários, análise documental dos Planos Municipais de Saúde e análise de conteúdo dos dados transcritos como produto das oficinas.
Resultados Foram realizadas oficinas problematizadoras envolvendo representantes de 85 municípios, do nordeste e do sul de Minas Gerais. Os resultados foram organizados segundo os componentes técnicos planejamento e gestão e organização das práticas e refletem os insumos e atividades necessários para a realização das ações de VAN na APS, bem como os resultados esperados em curto, médio e longo prazo, identificados e validados pelos participantes a partir dos objetivos da intervenção. Como produto, além do Modelo Lógico Operacional, que reflete o funcionamento da intervenção no nível local, foram organizadas matrizes para orientar as ações de monitoramento e avaliação da VAN no nível local.
Conclusões/Considerações Buscou-se com este trabalho aumentar o conhecimento de todos os envolvidos sobre a temática e contribuir para a elaboração de uma Matriz de Monitoramento e Avaliação da Vigilância Alimentar e Nutricional, pactuada e validada com potenciais interessados, que possa ter utilidade direta nos processos de gestão na Atenção Primária à Saúde do SUS.
|