29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20m - Avaliação Econômica e Contratualização no SUS |
27959 - A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL COM CO-GESTÃO DA EBSERH DEIVISSON VIANNA DANTAS DOS SANTOS - UFPR, JOSNEI LUIS DANELIU - UFPR, GUILHERME SOUZA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - UFPR, RAFAEL GOMES DITTERICH - UFPR, VITORIA GIACOMASSA DE OLIVEIRA - UFPR, SABRINA STEFANELLO - UFPR
Apresentação/Introdução A consolidação do Sistema Único de Saúde ainda enfrenta muitos obstáculos, um dos principais esta relacionado aos modelos de gestão. Com avanço do projeto neoliberal no Brasil, novos modelos de gestão vão surgindo, pautados pela lógica gerencialista. Nos hospitais federais essa lógica ganha espaço a partir da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Objetivos Analisar a percepção dos trabalhadores sobre o processo de trabalho no Hospital de Clínicas da UFPR com co-gestão da EBSERH e analisar a interação entre trabalhadores de vínculos diferentes em mesmo ambiente de trabalho
Metodologia Pretendemos a partir de uma abordagem da pesquisa qualitativa realizar entrevistas para interpretar a percepção de trabalhadores inseridos em um hospital com o modelo de co-gestão da EBSERH sobre processo de trabalho. Realizamos dez entrevistas com diferentes categorias profissionais das principais unidades de assistenciais do hospital. Construímos narrativas utilizando-se hermenêutica gadameriana a partir do material gravado e transcrito. No processo de construção de grades de análise, as categorias emanaram do discurso dos participantes: 1. Cotidiano de Trabalho; 2. Ambiente de Trabalho; 3. Gestão do Trabalho e 4. Valorização do Trabalho.
Resultados Os trabalhadores apresentam em suas falas questões relacionadas a falta de insumos básicos, inflexibilidade na jornada de trabalho, primazia dos horários sobre as demandas, Inflexibilidade na Jornada de trabalho, problemas na organização dos fluxos de trabalho, no apoio ao trabalho, nas negociações de horários, na participação nas decisões. A interação entre os trabalhadores, a relação com as chefias é percebida de forma positiva por trabalhadores médicos e negativa por trabalhadores da equipe de enfermagem.
Conclusões/Considerações Os modelos de gestão que mais se disseminam pelo SUS tem como pauta principal elementos do gerencialismo em saúde onde se depositam expectativas de melhora nos indicadores de saude e melhor gestão do SUS. Entretanto, poucas mudanças relacionadas aos itens estudados foram identificadas após a mudança de modelo de gestão do anterior (administração direta) para o atual (em co-gestão com a EBESERH).
|