Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20m - Avaliação Econômica e Contratualização no SUS

26294 - LONGEVIDADE E CUSTO DA ASSISTÊNCIA: O DESAFIO DA GESTÃO DE UM PLANO DE SAÚDE
JOSE ANTONIO DINIZ DE OLIVEIRA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ, JOSÉ MENDES RIBEIRO - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (ENSP/FIOCRUZ), ISABEL CRISTINA MARTINS EMMERICK - . DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (NAF/ENSP/FIOCRUZ);, VERA LUCIA LUIZA - DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (NAF/ENSP/FIOCRUZ)


Apresentação/Introdução
Com o envelhecimento e o aumento da prevalência das doenças crônicas aumenta a demanda, por períodos mais longos, de tratamentos (em especial internações) e por tecnologias cada vez mais onerosas, uma combinação que pressiona de forma significativa os custos.


Objetivos
Objetivou-se analisar a relação entre o custo da assistência e o envelhecimento da população assistida por um plano de autogestão que atende a comunidade de servidores de uma empresa pública e refletir sobre como enfrentar esse desafio.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo a partir de dados secundários de um plano de saúde com 15.000 vidas, com 25,7% de idosos (> 60 anos) e que possui beneficiários em todas as UF do País. Levantou-se o custo assistencial médio per capita (PC) no ano de 2016 de todas as UF, a fim de verificar a posição relativa do Rio de Janeiro. A fim de mostrar o impacto percentual sobre o custo da assistência provocado pelo envelhecimento os valores de custo PC foram multiplicados pela composição etária dos últimos 5, 10 e 20 anos, consideradas constantes as demais variáveis, para que se evidencie apenas o efeito do envelhecimento.


Resultados
Em 2016, a média de idade dos assistidos era de 43 anos (37,4 anos no setor suplementar em geral). Em 20 anos, a população de 0-18 anos teve variação negativa de 30,9%. Os idosos variaram positivamente 55,5% e os mais idosos (> 80 anos), 332,8%. Mantidas as demais condições do sistema de saúde só a mudança do perfil etário elevaria o custo da assistência em 6,55% (em 5 anos); 18,21% (10 anos) e 40,61% (20 anos). A maioria da população (84,3%) localiza-se no Rio de Janeiro, onde há ampla oferta de serviços médicos. Se as despesas forem similares ao do plano nacional de autogestão utilizado para comparação, é possível concluir que a concentração populacional se dá na UF de maior custo PC do País.


Conclusões/Considerações
A conjunção de população pequena (15.000 vidas), idosa e concentrada no Estado do Rio de Janeiro (maior custo per capita do País) torna imperativa a adoção de uma nova forma de assistência, apoiada em programas preventivos que mitiguem os fatores de risco das doenças crônicas, sob pena de a assistência prestada não se sustentar financeiramente.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360