Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20l - Avaliação das Ações de Controle de Processos Endêmicos

28661 - VACINAÇÃO INFANTIL INCOMPLETA E ADEQUAÇÃO DAS SALAS DE VACINA NAS UBS: ANÁLISE ESPACIAL, COORTE BRISA, SÃO LUÍS/MA, BRASIL
REJANE CHRISTINE DE SOUSA QUEIROZ - UFMA, ERIKA BÁRBARA ABREU FONSECA THOMAZ - UFMA, FRANCELENA DE SOUSA SILVA - UFMA, AMANDA VALÉRIA DAMASCENO DOS SANTOS - UFMA, LAIZA ALMEIDA COSTA - UFMA, ISAIAS PEREIRA DA SILVA - UFMA, IZANI GONÇALVES DOS SANTOS - UFMA, PALOMA COELHO RIBEIRO - UFMA, THIAGO AUGUSTO HERNANDES ROCHA - UFMG, ANTONIO AUGUSTO MOURA DA SILVA - UFMA


Apresentação/Introdução
Considerando a importância da vacinação infantil e a escassez de estudos que abordam a análise espacial na relação entre a completude do calendário vacinal infantil e a qualidade dos serviços de vacinação nas unidades básicas de saúde (UBS) é que este estudo foi realizado, com intuito de minimizar esta lacuna na literatura.


Objetivos
Analisar a correlação entre a qualidade das salas de vacinação das UBS e a vacinação infantil incompleta em crianças de 13 a 35 meses de idade, nascidas em 2010, pertencentes à coorte de nascimento BRISA, de São Luís/MA, Brasil.


Metodologia
Foram avaliadas 3.308 crianças acompanhadas no seguimento da coorte de São Luís. As vacinas consideradas para o esquema vacinal infantil foram: BCG, tetravalente, tríplice viral, vacina contra a hepatite B, poliomielite, rotavírus e febre amarela. As 50 UBS distribuidas nos 7 distritos sanitários de São Luís foram classificados de acordo com o percentual de itens necessários em uma sala de vacinação (area exclusiva, horários, profissionais, equipamentos, insumos, imunobiológicos e impresso) para qualificar as salas de vacina. Foram obtidas as coordenadas geográficas dos endereços das UBS e das residências das crianças e realizada analise de correlação com área de influência espacial.


Resultados
Identificou-se 232 (7%) crianças com a caderneta de saúde não visualizada. E das 3.076 crianças com caderneta visualizada, obteve-se coordenadas geográficas de 2.744 (89,2%). O cartão de vacina estava completo em 1.806 crianças (65,8%). Não houve correlação espacial significante entre a incompletude vacinal infantil das crianças e a qualidade dos serviços de vacinação por distrito sanitário. Existem muitas crianças com o cartão de vacina incompleto muito próximas a UBS com maior quantidade de itens na sala de vacina. Nos distritos Coroadinho e Tirirical houve muitas crianças com cartão de vacina completo proximas a UBS com menor quantidade de itens.


Conclusões/Considerações
A proximidade de UBS com melhor qualidade dos serviços não exerceu influência sobre a completude da vacinação infantil nos distritos sanitários da cidade de São Luís, indicando a possibilidade de superação das barreira geográfica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360