Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20l - Avaliação das Ações de Controle de Processos Endêmicos

24228 - DESEMPENHO DE MUNICÍPIOS PAULISTAS NA ATENÇÃO À COINFECÇÃO TB/HIV
LAURA TERENCIANI CAMPOY - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - USP, TIEMI ARAKAWA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO – USP, GABRIELA TAVARES MAGNABOSCO - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO – USP, LÍVIA MARIA LOPES - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO – USP, RUBIA LAINE DE PAULA ANDRADE - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO – USP, PEDRO AUGUSTO BOSSONARO - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO – USP, NANCI MICHELE SAITA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO – USP, ALINE APARECIDA MONROE - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO – USP, TEREZA CRISTINA SCATENA VILLA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO – USP, RICARDO ALEXANDRE ARCÊNCIO - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO – USP


Apresentação/Introdução
A infecção pelo HIV é um dos principais fatores de risco para o adoecimento de tuberculose (TB). O tratamento de TB em pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) impõe desafios ao indivíduo, sistema de saúde e sociedade pelo caráter crônico e complexidade no manejo de ambas as doenças. Dessa forma, reconhece-se que a avaliação de indicadores operacionais de controle da TB nas PVHA é de suma importância.


Objetivos
Analisar o desempenho de alguns municípios do estado de São Paulo em relação à atenção à coinfecção TB/HIV.


Metodologia
Estudo epidemiológico descritivo, realizado no Estado de São Paulo, com todos (42) municípios que possuiam mais de 20.000 habitantes e pelo menos 5 casos novos de TB com coinfecção por HIV notificados no TBWEB em 2014. Calcularam-se indicadores operacionais de atenção à TB para cada município do estudo e a partir desses, foi feita a análise de agrupamento. Posteriormente, utilizou-se a análise de correspondência múltipla para testar a existência de associação entre os grupos formados de municípios segundo o desempenho e as características dos mesmos. Estas compreendem aspectos demográficos, de organização dos sistemas de saúde locais e informações epidemiológicas da TB e do HIV/aids.


Resultados
No estudo, formaram-se dois grupos, um com 18 municípios (42,9%) de desempenho satisfatório e outro com 24 municípios (57,1%) de desempenho insatisfatório. Os municípios com desempenho satisfatório foram associados a: município prioritário para o controle da TB, baixa proporção de coinfecção TB/HIV e baixa taxa de incidência de aids, alta taxa de incidência de TB, municípios com porte populacional médio, região do litoral e elevada cobertura de PACS e ESF. Já os municípios de desempenho insatisfatório tiveram associação com as variáveis município não prioritário, elevada proporção de casos coinfectados TB/HIV, alta taxa de incidência de aids e municípios da região do interior.


Conclusões/Considerações
As características identificadas como associadas ao melhor desempenho dos municípios em relação à atenção à coinfecção TB/HIV podem ser priorizadas nos contextos locais para a qualificação do controle da TB nas PVHA. As características contrárias podem servir para gestores e profissionais compreenderem necessidades que interferem no enfrentamento de ambos os agravos e que muitas vezes vão além da clínica e situação epidemiológica destes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360