Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20l - Avaliação das Ações de Controle de Processos Endêmicos

22705 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA AO PORTADOR DE HANSENÍASE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E REFERÊNCIA, NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS - MA.
MARIA LUCIA LIMA CARDOSO - ENSP/FIOCRUZ, ROSELY MAGALHÃES DE OLIVEIRA - ENSP/FIOCRUZ, ANA CRISTINA GONÇALVES VAZ DOS REIS - EPSJV/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
INTRODUÇÃO: A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica transmitida de pessoa para pessoa através do contato íntimo e prolongado com doentes das formas contagiantes sem tratamento. É um sério problema de saúde pública em países onde a doença é endêmica devido à sua capacidade de causar incapacidade e deformidades permanentes (TALHARI; NEVES, 1997; LEAL, 2011; SWATHI, et al, 2014).


Objetivos
OBJETIVOS: Teve como objetivo geral avaliar o grau de implementação das ações de assistência do Programa de Controle da Hanseníase, na atenção primária de saúde e referência, no município de São Luís, Maranhão.


Metodologia
METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa normativa, avaliativa do tipo análise de implementação com método misto, através do estudo de caso único com dois níveis de análises. Levantaram-se os indicadores com entrevistas semiestruturadas aos profissionais na atenção primária e unidade de referência municipal; observação direta não participante, consulta em prontuários, livros de registros e Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Vigilância Epidemiológica nos anos de 2014 e 2015. Para apreciar o Grau de Implementação considerou-se quatro graus de implantações: Implantado 75% a 100%; Parcialmente Implantado de 50% a < 75%; Incipiente de 25% a < 50% e Não Implantado de 0 a < 25%.


Resultados
RESULTADOS: Observou-se discordância de dados dos casos encontrados em prontuários com os inseridos no Sistema de Informação Nacional de Agravos Notificáveis (SINAN); dos indicadores levantados, nem todos estavam 100% adequados, houve resultados entre 0% a 80%, pouco adequado ou inadequado como recursos humanos insuficientes, deficiência de normas e protocolos acessíveis à equipe, ambiência física, exames de contatos, avaliações de grau de incapacidade e força e prontuários preenchidos pouco adequados. O Grau de Incapacidade do Programa em São Luís, nas unidades selecionadas ficou como parcialmente implantado considerando os insumos e as atividades nos serviços.


Conclusões/Considerações
CONCLUSÃO: O grau de implementação do Programa de Controle da Hanseníase no município apresentou-se parcialmente implantado e com esses resultados pode-se inferir que, para o controle da hanseníase no município há a necessidade de estratégias para otimizar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde, garantindo assim o acesso ao portador de hanseníase e a oportunização do diagnóstico e tratamento em tempo hábil.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360