29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20k - Avaliação e Qualidade em Saúde |
24287 - PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DO FATURAMENTO HOSPITALAR: QUALIFICANDO AS INFORMAÇÕES ASSISTENCIAIS STELLA REGINA CARLETTI - INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA, RENATA PASCOAL FREIRE - INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA, FERNANDA DOS SANTOS MOREIRA - INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA, LILIAN FERREIRA FREITAS PORTELA - INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA, RENATO DOS SANTOS ABADE PINTO - INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA, GILMA SOARES PINHEIRO DA SILVA - INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA, ANTÔNIO LUIZ GONÇALVES ALBERNAZ - INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA
Período de Realização O projeto encontra-se em curso com previsão de conclusão até dezembro de 2018.
Objeto da Experiência Descrever o processo de reestruturação do setor de faturamento com vistas à qualificação da produção hospitalar nos sistemas nacionais de informação.
Objetivos Qualificar os registros da produção hospitalar realizada no IFF, buscando demonstrar nos sistemas oficiais do SUS a complexidade da assistência prestada no IFF, redefinindo assim o perfil nosológico, dando visibilidade as práticas realizadas na instituição.
Metodologia Visando a mudança da lógica do faturamento, os profissionais das áreas clínicas foram sensibilizados quanto a importância de registros adequados no prontuário, além da revisão de processos de trabalho, buscando inserir no prontuário as informações essenciais do cuidado (laudos de exames, materiais utilizados). A partir da qualificação dos registros assistenciais iniciou-se a inserção dos diagnósticos secundários (co-morbidades), demonstrando assim a complexidade do hospital.
Resultados Aumento do valor informado ao Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS) em mais de um milhão de reais, com perspectivas de crescimento. As revisões dos processos contribuíram não apenas para o faturamento, mas para o registro no prontuário do paciente, dispondo de informações essenciais para o cuidado, principalmente para os pacientes crônicos que demandam um acompanhamento especializado e longitudinal, contribuindo também para uma melhor compreensão do perfil dos pacientes atendidos.
Análise Crítica Conforme a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) e o Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no âmbito do SUS, a qualificação das informações assistenciais faz-se necessária para que profissionais e gestores possam se corresponsabilizar por suas práticas, visando garantir maior transparência para a sociedade. A qualificação das informações assistenciais favorece a consolidação de indicadores fidedignos, contribuindo para o monitoramento e avaliação das ações.
Conclusões e/ou Recomendações A reestruturação do setor de faturamento permitiu aumento dos valores de internação informados aos sistemas nacionais, demonstrando a complexidade da assistência prestada, contribuindo para a consolidação do IFF/Fiocruz como Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Como ações previstas destacam-se: aprimoramento dos profissionais, a revisão de outros processos, buscando qualificar ainda mais os registros assistenciais.
|