Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20k - Avaliação e Qualidade em Saúde

23570 - AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
MARIA BEATRIZ RUY - ENSP, MARIA ANGELICA BORGES DOS SANTOS - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A situação econômica atual nos leva a buscar serviços de saúde mais eficientes. A Vigilância Epidemiológica Hospitalar foi implementada como forma de melhorar a identificação, resposta e controle às doenças e agravos em saúde, bem como monitoramento dos perfis de morbimortalidade no âmbito hospitalar, com aplicação de incentivos financeiros para implantação e manutenção dessa ação estratégica.


Objetivos
Avaliar a rede de núcleos de VEH, segundo modelos de vigilância e financiamento no Brasil entre 2008-2016.


Metodologia
Estudo avaliativo com análise de implantação do tipo III, em duas etapas: (a) delimitação conceitual para estabelecimento da teoria da intervenção, por meio de revisão bibliográfica narrativa e de análise documental para descrição dos modelos de vigilância e de mecanismos de financiamento, bem como da evolução da REVEH; (b) análise de dados de bases do DATASUS para: dados cadastrais dos estabelecimentos de saúde, financiamento federal (na forma de incentivo) da VEH e registros de notificações compulsórias.


Resultados
Os resultados apontam aumento do número de NVEH no período de 2014 a 2016, momento de mudança do modelo de vigilância, de sentinela para base populacional, provavelmente em virtude de mais flexibilidade dos gestores locais em indicar os hospitais mais convenientes, ou com maior necessidade de monitoramento. Os valores de incentivo financeiro dobraram em relação ao período antecedente (2004 a 2013), mas com a ressalva de que o volume de registros de notificações reduziu progressivamente nos anos de 2015 e 2016.


Conclusões/Considerações
É precoce dizer que a mudança de modelo de vigilância influencie de forma negativa os dados produzidos pela REVEH. É necessário aguardar a estabilização e adequação dos novos estabelecimentos na rede de interesse nacional, bem como análises mais específicas dos resultados dos núcleos após a habilitação nos novos moldes. A estratégia de VEH subsidia o planejamento das ações de vigilância em saúde e orienta a tomada de decisão nos três níveis de gestão do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360