Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20k - Avaliação e Qualidade em Saúde

23229 - ESTRATÉGIAS PARA O APRIMORAMENTO DAS AÇÕES DO FATURAMENTO HOSPITALAR EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
ALINE SANTOS COSTA - HUGG, TAYANE ANDRADE DE LEMOS - HUGG, ANA CAROLINA ROCHA DE OLIVEIRA - HUGG, FLÁVIA PESTANA MANEIRAS - HUGG, ANDRÉ LUIS PAES RAMOS - HUGG E ENSP, SÉRGIO LUÍS TEIXEIRA DE AQUINO - HUGG, BIANCA DIAS LEMOS - HUGG, FERNANDO RAPHAEL DE ALMEIDA FERRY - HUGG


Período de Realização
Realizado de março de 2017 a dezembro de 2017


Objeto da Experiência
Ações de aprimoramento no serviço de faturamento a fim de proceder os registros qualificado que reflitam a produção de um Hospital Universitário


Objetivos
Descrever as estratégias adotadas para qualificar a informação que reflita a realidade de produção de um Hospital Universitário e garanta o faturamento adequado dos procedimentos realizados.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência vivenciado em um setor de contas hospitalares e faturamento, onde foram adotadas as seguintes estratégias: diagnóstico dos setores, codificação de procedimentos por especialidade, reuniões para apresentar novos códigos elaborados, capacitação da equipe, solicitação e aprimoramento dos fluxos de habilitações para procedimentos, estreitamento da comunicação entre setores, e descentralização do faturamento do boletim de produção ambulatorial para os serviços.


Resultados
As práticas refletiram no crescimento de 88,35% e 69,82%, da produção ambulatorial e hospitalar, no último quadrimestre de 2017, comparado ao ano anterior. As reuniões auxiliaram no entendimento das dificuldades e potencialidades dos serviços, refletindo em diminuição nas glosas. Os fluxos de habilitação foram aprimorados, dos processos já iniciados 12,5% não se adequavam ao perfil da unidade e foram arquivados. Daqueles abertos, 62,5% foram encaminhados para a próxima instância.


Análise Crítica
Dentre os instrumentos necessários à gerência eficaz das organizações, a informação é insumo de grande importância na medida em que é adequada para fortalecer o processo de tomada de decisões e delineamento estratégico de ações pautadas no diagnóstico situacional.


Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que o aprimoramento das informações é um instrumento essencial e que, mais amplamente, subsidia os gestores no monitoramento dos processos de planejamento, programação, regulação, avaliação, controle e auditoria dos serviços de saúde.

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26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

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locais do evento

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