Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20k - Avaliação e Qualidade em Saúde

21567 - A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE CARACTERÍSTICAS DAS DIMENSÕES AVALIADAS PELO HOSPITAL SURVEY ON PATIENT SAFETY CULTURE
CLAUDIA TARTAGLIA REIS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CATAGUASES MG, SOFIA GUERRA PAIVA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, PAULO SOUSA - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DA ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA


Apresentação/Introdução
A avaliação da cultura de segurança em hospitais vem sendo utilizada como uma ferramenta de gestão, encorajada pelos gestores e formuladores de políticas de saúde em diversos países no mundo. Conhecer as fragilidades e fortalezas da cultura de segurança no âmbito hospitalar possibilita o planejamento e implementação de ações de melhoria da qualidade do cuidado ao paciente hospitalizado.


Objetivos
Identificar estudos que utilizaram o HSOPSC para coletar dados sobre cultura de segurança em hospitais; conhecer os resultados obtidos nas dimensões da cultura de segurança e possíveis contribuições para melhoria da qualidade e segurança da atenção hospitalar.


Metodologia
Uma revisão sistemática da literatura norteada por protocolo registrado no PROSPERO sob o nº 47865 foi realizada. Estudos foram identificados usando termos de busca e critérios de inclusão específicos. Foram pesquisadas as bases Medline (via PubMed) Web of Science e Scopus no período entre 2005 a 2016 em Inglês, Português e Espanhol. Adicionalmente, consultamos a Research Reference List disponibilizada no site da Agency for Healt Research and Quality (AHRQ) contendo artigos que utilizaram o HSOPSC; escrutinamos as referências citadas nos artigos. Foram extraídos os escores das dimensões da cultura de segurança do paciente. A qualidade dos estudos foi avaliada pelo STROBE Statement.


Resultados
Um total de 824 títulos foi selecionado para leitura; percorrida as etapas de seleção, 33 artigos provenientes de 21 países de graus diversos de desenvolvimento foram incluídos; os estudos foram publicados entre 2006 a 2016, nos idiomas Inglês e Espanhol e com participação majoritária de profissionais de enfermagem. As dimensões que se mostraram mais fortalecidas foram “Trabalho em equipe dentro da unidade” e “Aprendizado organizacional – melhoria contínua”; como dimensões fragilizadas destacaram-se: “Respostas não punitivas aos erros”, “Adequação de Pessoal”, “Problemas nas passagens de plantão ou de turno” e “Trabalho em equipe entre as unidades”.


Conclusões/Considerações
Os estudos revelaram a predominância de culturas organizacionais hospitalares pouco desenvolvidas ou fragilizadas com relação à segurança do paciente. Para que seja efetiva, a avaliação da cultura de segurança deve estar atrelada às estratégias que visem o seu desenvolvimento no âmbito hospitalar e seus resultados constituem uma base de conhecimento para desencadear ações de melhoria especificas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360