29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20k - Avaliação e Qualidade em Saúde |
21504 - CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA EVOLUÇÃO GERENCIAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE E GUINLE ANDRÉ LUIS PAES RAMOS - HUGG E ENSP, ALINE SANTOS COSTA - HUGG, JOSÉ WILSON FIRMIDA JUNIOR - HUGG, TAYANE ANDRADE DE LEMOS - HUGG, SÉRGIO LUÍS TEIXEIRA DE AQUINO - HUGG, BIANCA DIAS LEMOS - HUGG, ANA CAROLINA ROCHA DE OLIVEIRA - HUGG, FLÁVIA PESTANA MANEIRAS - HUGG, PAULA CHAGAS BORTOLON - HUGG, FERNANDO RAPHAEL DE ALMEIDA FERRY - HUGG
Período de Realização Estudo realizado no HUGG em 2017, considerando o período de janeiro de 2016 a outubro de 2017.
Objeto da Experiência O objeto da experiência foi a informação como agente de mudança para a melhoria da gestão hospitalar no âmbito da regulação, controle e avaliação.
Objetivos Avaliar o impacto na gestão hospitalar a partir da implementação de ações voltadas à melhoria da assistência à saúde, com ênfase na qualidade da informação, de acordo com o eixo ‘ Gestão Hospitalar’ da Portaria MS 3.390/2013, que institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar no SUS.
Metodologia Realizaram-se ações voltadas à gestão e assistência, como revisão dos processos de registro nos sistemas de informação; reuniões/contratualizações com os serviços internos; estudo sobre SISREG/ampliação da oferta; monitoramento e avaliação da produção; implantação do Sistema Informatizado AGHU; articulação com a Rede de Saúde e o Gestor Municipal; reabertura do CTI. Os dados utilizados para criar os indicadores vieram dos sistemas de informação internos e do SUS, de janeiro/2016 a outubro/2017.
Resultados Procedimentos ambulatoriais aumentaram 31%. Consultas gerais chegaram a 80 mil e consultas médicas a 70 mil por ano. A média de vagas em dermatologia (cirurgias de pele) aumentou 310%, diminuindo em 55% a fila desta especialidade no município do Rio. Consultas e exames via SISREG aumentaram em 6 mil. O CTI, desabilitado em fevereiro de 2017, reabriu em setembro do mesmo ano. Os repasses do Fundo Nacional de Saúde chegaram ao máximo de R$ 1.300.000, com incremento de 70% no orçamento para 2018.
Análise Crítica A informação gerencial reflete em toda a programação das atividades de uma unidade de saúde. A experiência apresentada evidencia que a gestão da informação influencia diretamente nos processos de trabalho e na qualidade dos registros, o que permite traçar um diagnóstico mais real das condições de assistência desenvolvidas. Isto propiciou a melhoria dos resultados no acesso, assistência e do financiamento do Hospital, fundamentais para que o atendimento à população seja mais efetivo.
Conclusões e/ou Recomendações Gerenciar a informação permite reavaliar as necessidades da unidade para melhoria das atividades prestadas. Prevê-se ampliação do financiamento, no formato de Orçamentação Global em R$ 4 milhões mensais, para que as necessidades da população sejam atendidas com mais qualidade. Como metas futuras pretende-se ainda: implantar o Prontuário Eletrônico do Paciente; reabrir as enfermarias fechadas e a maternidade; e ampliar os serviços de oftalmologia.
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