28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20i - Avaliação na Atenção Primária em Saúde e a Intersetorialidade |
27609 - O MÉDICO VETERINÁRIO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: DA TEORIA À PRÁTICA KARYN APARECIDA ROSSA - UFPR, DOUGLAS LUÍS VIEIRA - UFPR, RITA DE CASSIA MARIA GARCIA - UFPR
Período de Realização Maio de 2017 a Novembro de 2017.
Objeto da Experiência Moradores atendidos por uma Unidade de Saúde da Família (USF) da Regional Cajuru, em Curitiba/PR.
Objetivos Relatar a experiência de atuação dos residentes em Medicina Veterinária do Coletivo no programa Estratégia Saúde da Família em Curitiba, Paraná.
Auxiliar as equipes a realizar diagnósticos de saúde coletiva com base nos conhecimentos técnicos do médico veterinário em saúde pública.
Metodologia Por meio de uma parceria entre a UFPR e a Prefeitura de Curitiba, residentes de Medicina Veterinária do Coletivo atuaram em uma Unidade de Saúde da Família (USF) da Regional Cajuru, localizada na região leste de Curitiba, auxiliando as equipes de Saúde da Família a realizar diagnósticos de saúde coletiva, com base nos conhecimentos técnicos do médico veterinário em saúde pública, agregando qualidade e eficiência ao trabalho desenvolvido junto à população.
Resultados Os residentes realizaram diagnósticos de saúde coletiva em visitas domiciliares realizadas com os Agentes Comunitários de Saúde, e foram detectados diversos casos de transtornos de acumulação de objetos e/ou animais e maus-tratos a animais com suspeita de violência doméstica, em consonância com a Teoria do Elo. Junto dos profissionais da Assistência Social e do Distrito Sanitário que compunham a rede de Atenção Básica local foram buscadas soluções para os problemas encontrados.
Análise Crítica Durante a experiência de atuação dos residentes em Medicina Veterinária do Coletivo foram verificadas diversas fragilidades no programa, tais como a falta de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde para desempenharem o trabalho designado ao cargo, além da relutância observada nos demais profissionais de saúde atuantes na Unidade de Saúde da Família, NASF e também nos membros da comunidade em compreender o papel do médico veterinário na Estratégia Saúde da Família.
Conclusões e/ou Recomendações A atuação do médico veterinário na Estratégia Saúde da Família ainda é pouco conhecida pelos demais profissionais de saúde. A experiência demonstrou a importância de equipes multiprofissionais qualificadas trabalhando em consonância, com um olhar mais crítico voltado à medicina do coletivo, para que haja diagnósticos assertivos e soluções para os problemas que afetam a saúde e o bem-estar das pessoas, animais domésticos e ambientes.
|