Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20i - Avaliação na Atenção Primária em Saúde e a Intersetorialidade

26464 - A RELAÇÃO ENTRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E AS TAXAS DE MORTALIDADE EM MENORES DE CINCO ANOS POR DESNUTRIÇÃO
RAFAEL DOS SANTOS - UFRGS, DRA. CARLA GARCIA BOTTEGA - UERGS


Apresentação/Introdução
A desnutrição responde por cerca de 3,5 milhões de óbitos infantis no mundo. A população mais afetada são as crianças pobres ou extremamente pobres, as quais têm menores condições de receber uma alimentação de qualidade no que se refere
à ingestão de nutrientes ou à quantidade suficiente para o seu melhor crescimento.



Objetivos
Investigar a relação entre o Programa Bolsa Família (PBF) e as taxas de mortalidade em menores de cinco anos (TMM5) por desnutrição no Brasil comparativamente com o Rio Grande do Sul, na série histórica 2005-2014.


Metodologia
Pesquisa avaliativa de caráter bibliográfico e documental com abordagem quantitativa. Os dados são secundários e foram coletados o entre o período de agosto e setembro de 2016 nas seguintes bases: Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de informações de mortalidade (SIM), na Matriz de Informação Social (MI Social) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Com base no método Pearson verificou-se a correlação existente entre as TMM5 por desnutrição com o número de famílias cobertas pelo PBF, com o número médio anual de famílias acompanhadas pelas ações de saúde do PBF e com os valores monetários transferidos a cada família beneficiária.


Resultados
Os resultados indicaram uma correlação negativa de intensidade alta entre as variáveis valores transferidos e TMM5 por desnutrição, acompanhamento das ações em saúde e TMM5 por desnutrição tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul, isoladamente. A correlação entre a cobertura do PBF e as TMM5 por desnutrição se demonstrou negativa e de intensidade alta somente no Brasil.


Conclusões/Considerações
O PBF exclusivamente não seria capaz de gerar resultados positivos sobre a saúde da criança, no entanto ele é um adjuvante neste processo por meio da diminuição da pobreza, através da transferência de renda, da ampliação do acesso aos serviços públicos e, das ações de promoção em saúde e prevenção de agravos, assim refutando o caráter meramente assistencialista por vezes imputado ao Programa.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360