28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20i - Avaliação na Atenção Primária em Saúde e a Intersetorialidade |
24269 - SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NA SAÚDE PÚBLICA. CRISTIANE SALES LEITÃO - UECE, ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JUNIOR - UECE, LÍDIA ANDRADE LOURINHO - UECE, ANA CAROLINA BARJUD MARQUES MÁXIMO - UECE, MIRENA MARIA DE NORONHA VIANA - UECE, IVONETE APARECIDA ALVES SAMPAIO - UECE, LUANNA NAYRA MESQUITA ALVARENGA - UECE, LUANA KELLY OLIVEIRA SOUZA MENDONÇA - UECE, ANA CECÍLIA SALES BARRETO LEITÃO - UECE, LIANA DE MENESES FIUZA - UECE
Apresentação/Introdução Diante de um cenário mais democrático, as organizações de saúde pública precisam atentar para as demandas da população, principalmente em relação aos processos de trabalho e serviços. Nesta perspectiva, a implantação de um Sistema de Gestão Integrado (SGI) que contempla a responsabilidade social, segurança e saúde do trabalho torna mais eficiente a gestão, estabelecendo novas práticas.
Objetivos Analisar as formas de integração do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (SGRO) e Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SGSST) para melhorar a gestão do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Ceará.
Metodologia Para este estudo optou-se por uma pesquisa com abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia de estudo de caso. No primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica. Para a coleta de dados foi realizada a triangulação dos instrumentos de entrevista, análise documental e observação da organização. A análise dos dados, segundo Yin (2001), consistiu no exame, categorização, classificação das evidências. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2017. O cenário desta pesquisa foi o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Ceará. Participaram desta pesquisa, os gestores e os profissionais que formam a equipe multidisciplinar.
Resultados Com a triangulação dos instrumentos de pesquisa, evidenciou-se que a Responsabilidade Social no CEREST transcende a questão da intervenção comunitária, ela abarca o serviço de saúde aos usuários trabalhadores e a comunidade que abriga a organização, formando um ciclo que encara como uma questão contemporânea, que se funda no movimento da realidade, da percepção as demandas, elaboração, execução e avaliação, aliando conhecimento e intervenção. Em relação ao SGSST a sua aplicação, dentro do CEREST, se tornasse sistemática, trazendo coerência, coordenação, simplificação e rapidez aos processos buscando a prevenção, proteção à saúde dos próprios profissionais de saúde que lá atuam.
Conclusões/Considerações As ações realizadas pelo CEREST ainda são incipientes, tanto na área do SGRO como no SGSST. Assim, destaca-se a importância da implantação do Sistema de Gestão Integrado em relação a responsabilidade social e segurança e saúde do trabalho, pois somente a partir do SGI será possível avançar na garantia da atenção integral aos trabalhadores e a promoção da saúde aos profissionais que atuam no CEREST.
|