28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20i - Avaliação na Atenção Primária em Saúde e a Intersetorialidade |
23832 - ENSAIO SOBRE REESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: IMERSÃO TEÓRICA E PROPOSITIVA FABRICIO MORAES PEREIRA - UFPA, ILA IANDARA ARAÚJO DE SOUZA - UFPA, PAULO ALTEMAR MELO DO NASCIMENTO - UFPA, LAÍS DO ESPÍRITO SANTO LIMA - UFPA, NALU DE MORAES RIBEIRO - UFPA, VICTOR VIEIRA DE OLIVEIRA - UFPA, BÁRBARA DE ALENCAR OLIVEIRA - UFPA, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO - UFPA, ARNALDO GONÇALVES JUNIOR - HUJBB - UFPA
Período de Realização A experiência de imersão em grupo de trabalho foi realizada entre outubro de 2017 e janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Houve como objeto a análise e reescrita do Decreto Nº 6.286/07, que institui o Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil e dá outras providências.
Objetivos Compreender o Programa Saúde na Escola; Analisar suas deliberações, para reconhecer prós e contras; Conhecer os mecanismos legais para seu aperfeiçoamento; Aprender sobre o funcionamento de uma equipe ou grupo de trabalho de uma câmara técnica de discussão.
Metodologia A experiência foi vivida durante a disciplina “Políticas de Saúde no Brasil” em um programa de pós-graduação. Através de simulação de uma câmara técnica, os discentes em reuniões presenciais e debates qualificados realizaram análise estrutural sobre conceitos e aplicabilidades da política, propondo reestruturação do decreto original do PSE. Para a argumentação, políticas, leis e decretos foram revistos, bem como vasta pesquisa bibliográfica de interesse ao programa.
Resultados Foram analisados cinco documentos legais e 20 artigos nacionais e internacionais, bem como indicadores oficiais extraídos da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar e IBGE. Considerou-se o Plano Nacional de Educação e portarias de critérios de adesão ao PSE. Para estabelecimento de prioridades destaca-se os dados de taxas de prevalência e incidência de arboviroses e diminuição de cobertura vacinal. Como resultado final apresentou-se uma minuta com proposta revisada do programa interministerial.
Análise Crítica O ciclo das políticas públicas, a partir das etapas de formulação da agenda e de políticas, tomada de decisão, implementação e avaliação, proporcionou bom encaminhamento no que tange à reestruturação da política em questão. A adoção de metas mínimas e consolidação da minuta criada nos Projetos Políticos Pedagógicos são pontos chave no contexto da saúde do escolar e da efetividade da política. A experiência torna-se relevante no âmbito da condução de medidas para melhorias em prol da sociedade.
Conclusões e/ou Recomendações A proposta de reestruturação do PSE teve como intuito ajustar alguns pontos que foram falhos, como a atuação da equipe de educação como coadjuvante, a falta de maior integração entre as equipes, a não definição da atribuição e competência das equipes, bem como a falta de uma agenda com metas mínimas que defina as atividades em conjunto que seriam propostas durante o ano letivo pelas equipes de saúde e educação.
|