Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20i - Avaliação na Atenção Primária em Saúde e a Intersetorialidade

22027 - ASSOCIAÇÕES GEOESPACIAIS ENTRE A INFECÇÃO POR VÍRUS ZIKA E MICROCEFALIA: UMA ANÁLISE BASEADA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
THIAGO AUGUSTO HERNANDES ROCHA - UFMG, NÚBIA CRISTINA DA SILVA - UFMG, ERIKA BÁRBARA ABREU FONSECA THOMAZ - UFMA, REJANE CHRISTINE QUEIROZ - UFMA, PEDRO VASCONCELOS MAIA AMARAL - UFMG, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA DA SILVA - UFMA, CATHERINE ANN STATON - DUKE UNIVERSITY, JOÃO RICARDO NICKENIG VISSOCI - DUKE UNIVERSITY


Apresentação/Introdução
Embora a epidemia de ZIKV tenha deixado de ser uma emergência de saúde pública estudos ainda precisam ser conduzidos para melhorar o conhecimento sobre esta doença emergente, especialmente devido a alguma evidência de uma relação causal entre ZIKV em mulheres grávidas e microcefalia em neonatos. No entanto, ainda há muitos desafios para descrever a relação entre ZIKV e microcefalia.


Objetivos
Este estudo buscou examinar a associação geoespacial entre ZIKV e microcefalia no Brasil, para estabelecer possíveis correlações e relações de dependência espacial.


Metodologia
O presente estudo se configura como ecológico e retrospectivo, baseado em bancos de dados secundários. A unidade de análise era o município. Os dados foram obtidos de janeiro a dezembro de 2016, em diferentes fontes de dados: Sistema Brasileiro de Vigilância Epidemiológica, Sistema de Notificação de Doenças, Sistema de Apoio ao Gerenciamento Especializado e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As taxas de incidência foram estimadas por 100.000 habitantes. A análise de correlação espacial foi utilizada para identificar possíveis relações espaciais entre ZIKV e microcefalia.


Resultados
A incidência de novos casos de ZIKV está mudando sua mudança de padrão espacial da região Nordeste para região Centro-Oeste e Norte do Brasil. O número de municípios localizados em clusters de incidência de microcefalia também está mudando da região Nordeste para o Centro-Oeste e Norte, após um intervalo de tempo considerado. Nossos resultados sugerem que parece ser um aumento na incidência de microcefalia nas regiões Centro-Oeste e Norte, associado aos altos níveis de ZIKV meses anteriores.


Conclusões/Considerações
As descobertas do presente trabalho apontam para uma relação entre o aumento da infecção por ZIKV com crescimento nos casos de microcefalia, aproximadamente, após três meses de diferença temporal. Além disso foi possível evidenciar uma migração de casos da região Nordeste para o Centro-Oeste.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360