Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20h - Avaliação da qualidade da atenção

23103 - A SEGURANÇA DO PACIENTE NO SESC SANTO AMARO-SP
LUIZ VICENTE SOUZA MARTINO - SESC, NORMA TAMI MARUYAMA TCHALIAN - SESC, CAMILA MANOEL BISPO - SESC


Período de Realização
De julho de 2016 a dezembro de 2017.


Objeto da Experiência
Segurança do Paciente na Clínica Odontológica do Sesc Santo Amaro-SP.


Objetivos
Descrever a implantação de ações relativas às seis metas de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (OMS) no serviço odontológico do Sesc Santo Amaro-SP.


Metodologia
A partir de 30/07/2016, a Clínica Odontológica do Sesc Santo Amaro-SP implantou seu Programa de Segurança do Paciente, com criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), de Sistema de Notificação de Incidentes e do Plano de Segurança do Paciente, cumprindo a RDC Nº 36 do Ministério de Saúde, de 25/07/2013. Desde então, o NSP efetivou a aproximação e adequação das práticas cotidianas do serviço às seis metas de Segurança do Paciente da OMS, implantando ações específicas para cada uma delas.


Resultados
Dentre as ações implementadas, constam a criação de Procedimento Operacional Padrão (POP) para identificação de pacientes. Na comunicação entre profissionais de saúde, estabeleceu-se fluxograma para encaminhamentos entre profissionais. A segurança no uso de medicamentos trouxe procedimentos para rastreabilidade de anestésicos locais utilizados em pacientes. Houve ainda a implantação de checklist para cirurgia segura e protocolo de higiene de mãos, além de POP de prevenção de quedas de pacientes.


Análise Crítica
Incidentes associados ao cuidado de saúde, em particular os eventos adversos, representam elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde. O desenvolvimento de ações para promoção da Segurança do Paciente por meio da implementação das seis metas da OMS, contribuem para o cotidiano dos serviços. Porém, tais ações devem ser seguidas não somente de seu monitoramento, mas de análises críticas de indicadores para que gerem subsídios para tomada de decisão, objetivando uma melhoria contínua.


Conclusões e/ou Recomendações
A adequação do serviço às seis metas de Segurança do Paciente da OMS demonstrou-se virtuosa, com redução de incidentes relativos às suas dimensões. Indicadores de processo relacionados a elas e o principal indicador de resultado, a satisfação do paciente, apresentaram melhoria a partir das ações implantadas. Porém, o monitoramento dos processos e a análise crítica dos indicadores devem ser constantes, reforçando o foco na Segurança do Paciente.

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