28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20h - Avaliação da qualidade da atenção |
22496 - IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO EM UM LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ANA CAROLINA BARJUD MARQUES MÁXIMO - UECE, ELZA GADELHA LIMA - LACEN, MARIA DO CARMO VIDAL GADELHA LIMA - LACEN, LIANA PERDIGÃO MELLO - LACEN, MIRENA MARIA DE NORONHA VIANA - UECE, CRISTIANE SALES LEITÃO - UECE, LUANNA NAYRA MESQUITA ALVARENGA - UECE, LUANA KELLY OLIVEIRA SOUZA MENDONÇA - UECE, IVONETE APARECIDA ALVES SAMPAIO - UECE, CARLOS GARCIA FILHO - UECE
Período de Realização O processo de acreditação iniciou no dia 20/05/2014 e permanece até os dias atuais.
Objeto da Experiência Acreditação do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará (LACEN-CE) pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Objetivos Relatar a experiência da implantação do processo de acreditação pela Organização Nacional de Acreditação no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará, descrevendo as vantagens do processo e mostrando sua importância no cenário atual do SUS.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência sobre a implantação do processo de acreditação no LACEN-CE. Este realiza o diagnóstico laboratorial das doenças de notificação compulsória e outros agravos de interesse da saúde pública, o controle da qualidade de produtos, coordena a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública e promove a educação permanente em saúde. O LACEN-CE possui um Sistema de Gestão da Qualidade implantado desde 2001 que resultou em sua acreditação.
Resultados O processo de acreditação iniciou em maio/2014, com a realização do curso de formação de avaliadores, baseado no Manual ONA para os profissionais. Em agosto/2014 foi realizada auditoria de diagnostico organizacional onde foram sugeridas melhorias para instituição. Em dezembro/2014 foi realizada a primeira auditoria, onde foi Acreditado no nível 1. Após este período foram realizadas as auditorias de manutenção e em outubro/2017, foi Acreditado Pleno nível 2 condição que mantém até os dias atuais.
Análise Crítica A implantação do programa de qualidade e o processo de acreditação trouxeram como vantagens: a melhoria do gerenciamento da unidade, assim como, da assistência ao paciente, à implantação da gestão de riscos e preocupação com a segurança do paciente, permitindo desenvolver o monitoramento por meio de indicadores das atividades técnicas gerenciais e maior envolvimento dos colaboradores.
Conclusões e/ou Recomendações A preocupação com a melhoria dos serviços na área da saúde sempre norteou as diretrizes do Ministério da Saúde. O governo do Estado do Ceará vem mobilizando e apoiando os programas de qualidade que garantam ao cidadão a excelência do atendimento com vertente cada vez mais humanizada. Dentro deste contexto, o processo de acreditação do LACEN-CE é relevante para o fortalecimento do SUS, pois contribui para melhoria dos serviços prestados.
|