28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20h - Avaliação da qualidade da atenção |
22483 - MÉTODO DA RODA: INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MARIA IZABEL LOPES - SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ-SESA, ERLANE BRITO DE OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE REIUTABA-SEMUSA, GISLANNY RODRIGUES OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE, GERMANA MARIA DA SILVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE, LEIDY DAYANE PAIVA DE ABREU - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE, LUZIA MARTINS PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RERIUTABA-SEMUSA, JANAYNA DOS SANTOS MOURA - INSTITUTO EXECUTIVO DE FORMAÇÃO- IEF
Apresentação/Introdução As organizações do serviços de saúde, tem evidenciado ao longo dos últimos anos uma crescente estruturação e reorganização dos processos de trabalho, para que as mudanças aconteçam é necessário uma metodologia ativa e transformadora, segundo o Método da Roda, propõe a construção de processos de cogestão coletivamente e democratização das relações de poder.
Objetivos O estudo tem por objetivo, descrever a implantação do Método da Roda “Paidéia”, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Reriutaba-Ceará.
Metodologia Estudo de natureza qualitativa e caráter descritivo, realizado a partir da implantação do Método da Roda, nas UBS. Realizado no período de janeiro e fevereiro de 2016. O público participante foram os profissionais das UBS. O percurso de implementação aconteceu em etapas, dissociando-se em três momentos: primeiro momento- a gestão e discussão com os facilitadores; segundo momento- encontro com o público, apresentado um Histórico dos desafios e conquistas do SUS, e o contexto da roda baseado na literatura; no terceiro momento- trouxemos as experiências exitosas onde o método da roda já é realidade; finalizando com discussões aberta, e lançado a proposta de implantar a Roda nas unidades.
Resultados Os resultados obtidos no estudo, são frutos da experiência in loco, e da percepção obtida a partir dos momentos de vivência, culminando com o objetivo principal, que foi pactuado entre gestão municipal e profissionais da saúde a implantação da roda de equipe semanalmente em todas as UBS, adequando dia e horário a realidade de cada uma.
Para os envolvidos, o espaço coletivo da Roda se faz pertinente, nele garantimos direta e/ou indiretamente a constituição de sujeitos abertos ao diálogo, apontando sugestões, e com capacidade crítica de análise, estimulando a participação de todos os atores envolvidos na reestruturação e avaliação dos processos de trabalho.
Conclusões/Considerações Decorridos alguns meses da implantação da Roda nas UBS de Reriutaba, consideramos este momento como um marco nos serviços de saúde, a aceitação deste instrumento como parte dos processos de trabalho, fez nascer um cenário inovador, aprofundando os desafios da práxis, afirmando que os desconfortos antes emergentes, hoje são encarados como situações conflitantes, porém passíveis de solução.
|