Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20f - Avaliação da Qualidade da Atenção Primária em Saúde

28116 - O USO DA FERRAMENTA AMAQ PELAS EQUIPES NASF COMO INSTRUMENTO DE INDUÇÃO PARA ALCANÇAR OS PADRÕES DE QUALIDADE DO PMAQ.
DAVLLYN SANTOS OLIVEIRA DOS ANJOS - UNB, THILIA CAROLYNE BELLO JATOBÁ - ESCS


Apresentação/Introdução
Em consequência à expansão da APS, muitos desafios surgiram a fim de consolidar esse novo modelo de atenção à saúde. Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família se caracterizam como uma dessas estratégias importantes para o apoio a Estratégia de Saúde da Família. A implementação de processo autoavaliativos é reconhecido como uma etapa importante da melhoria do processo de trabalho das equipes.



Objetivos
Analisar o potencial da ferramenta AMAQ na indução da realização dos padrões de qualidade pelas equipes NASF participantes do PMAQ.



Metodologia
Trata-se de um estudo analítico, quantitativo do tipo transversal, de caráter exploratório, utilizando informações do banco de dados nacional da avaliação externa do 2º Ciclo do PMAQ (Brasil) e da ferramenta AMAQ. Para as equipes que realizaram a autoavaliação foi aplicado os critérios de inclusão: ter realizado a autoavalição utilizando a AMAQ. Foram excluídas do estudo as equipes que não apresentaram documentação comprobatória do preenchimento do AMAQ. Realizou-se a análise descritiva dos dados utilizando-se o software SPSS, para todas as variáveis consideradas para o estudo. Foi utilizado o teste Qui-Quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher para verificar a igualdade de proporções.


Resultados
Entre os resultados obtidos da analise descritiva observou-se um maior percentual de equipes que realizaram a AMAQ nas regiões Sudeste (87,9%) e Nordeste (84,3%). Com relação a analise de associação foi encontrado diferença estatística significante (p-valor < 0,05) na maioria das variáveis selecionadas pelo estudo quando comparados as equipes que não realizaram processos autoavaliativos anteriores a visita da Avaliação Externa. Entre as equipes NASF que realizam a avaliação do impacto/resultado de suas ações nas equipes de Atenção Básica apoiadas 83,8% delas realizaram o preenchimento e uso da AMAQ.


Conclusões/Considerações
Destacamos a importância de aprofundar estudos nessa direção, buscando compreender em profundidade como se estabelece essa associação entre as variáveis analisadas, assim como o grau de importância da realização de processos autoavaliativos na indução da melhoria do acesso e qualidade dos serviços ofertados pelas equipes de atenção básica do Brasil.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360