28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20f - Avaliação da Qualidade da Atenção Primária em Saúde |
25312 - ATENÇÃO PRIMÁRIA DA SAÚDE NO ESPÍRITO SANTO: A EXPERIÊNCIA DA AVALIAÇÃO EXTERNA NO 3 CICLO DO PMAQ MANUELLA RIBEIRO LIRA RIQUIERI - UFES, GABRIELLA BARRETO SOARES - UFES, JÚLIA CARVALHO DOS SANTOS - UFES, JULIANA PEREIRA NUNES - UFES, THAÍS CRISTINA KIEFER MACHADO - UFES, ELIANE DE FÁTIMA ALMEIDA LIMA - UFES, RITA DE CÁSSIA DUARTE LIMA - UFES, MONIQUE ALVES PADILHA - UFES
Período de Realização A experiência da Avaliação Externa (AE) do PMAQ no Espírito Santo (ES) foi de agosto a novembro de 2017
Objeto da Experiência Avaliação Externa do terceiro ciclo do PMAQ no ES
Objetivos Analisar a terceira fase do terceiro ciclo do PMAQ no Espírito Santo., além de descrever a experiência da realização da avaliação externa, enfatizando os pontos positivos e negativos.
Metodologia O cenário de estudo delimitado é o 3º ciclo do programa, tomada como referência a 3ª fase do PMAQ no Espírito Santo, denominada de “Avaliação Externa”. A visitas foram feitas por quatro equipes com-postas por 4 entrevistadores e um supervisor, coordenada por professores da Universidade Federal do Espírito Santo. Foram visitados 74 municípios que aderiram ao programa no estado e realizada a certificação de 693 Equipes de Saúde da Família e 24 equipes do NASF (Núcleo de Apoio de Saúde da Família).
Resultados Segundo os profissionais de saúde, esse ciclo estava menos rigoroso e punitivo. Houve diversidades de respostas, com relatos de profissionais comprometidos com a saúde da população e também com pessoas desinteressadas. Foi possível observar no geral organização das equipes para receber o PMAQ.Quanto a infra-estrutura foram encontradas unidades reformadas e bem conservadas na sua maioria, mas também tiveram unidades funcionando em locais provisórios e em péssimas condições para atendimento.
Análise Crítica A experiência no 3º ciclo do PMAQ no ES foi avaliada como positiva. Os aspectos que fortaleceram essa análise incluem: apoio e organização da coordenação estadual, utilização do sistema FIOTEC para solicitação de diárias e auxílios, inclusão da van alugada para condução do trabalho no interior do estado e a postura e preparo dos entrevistadores/supervisores. Como aspectos limitantes destacam-se organização da rota, a qualidade dos instrumentos aplicados e ausência de módulo destinado aos ACS’s.
Conclusões e/ou Recomendações A vivência da avaliação externa do PMAQ permitiu visualizar a grande potência de Estratégia de Saúde da Família enquanto politica nacional que impacta diretamente na vida das pessoas em seus microespaços do cotidiano. A principal bagagem dessa experiência foi o aprendizado prático na certeza de que o Sistema Único de Saúde precisa ser fortalecido, apoiado e cuidado.
|